São Paulo Trocar de Campus
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas objetiva preparar o aluno para atuar em escolas de ensino fundamental e médio. O Unasp, em parceria com as escolas públicas e Centros Educacionais Unificados (CEU), oferece vários projetos para que o aluno vivencie atividades práticas desde o início do curso. O corpo docente é titulado, envolvido em pesquisa e comprometido com a missão institucional. Todas as salas de aulas são equipadas com recursos de multimídia. O curso foi estruturado de modo a permitir que o aluno consiga fazer a licenciatura e o bacharelado em 4 anos, em um extenso programa de atividades práticas, incluindo aulas de laboratório, atividades de campo multidisciplinares, visitas técnicas (áreas de impacto ambiental, estação de tratamento de água e esgoto, feiras, zoológicos etc), e iniciação científica em laboratórios do próprio campus e atividades de extensão desenvolvidas junto à comunidade.
As aulas contam com 12 laboratórios didáticos, que incluem: Microscopia, Anatomia Humana, Fisiologia, Química, Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Genética, Botânica, Zoologia, Geologia e Paleontologia e seis laboratórios de pesquisa, o de Impacto Ambiental e Histopatologia, Biologia Molecular e Celular, Fármaco-Fisiologia, Botânica e o de Educação Ambiental. Todos os laboratórios possuem equipamentos modernos e um amplo espaço disponível. É possível também ter aulas no Museu de História Natural do campus. As disciplinas oferecem práticas de laboratório e práticas de atividades de campo, permitindo ao discente habituar-se à situações experimentais, não apenas como uma formação teórica, mas associando a teoria e a prática. Permitindo assim o desenvolvimento da autonomia, pelo estímulo do desenvolvimento de uma investigação autônoma, como exigido no Trabalho de Conclusão de Curso.
O campo de atuação do formado em Ciências Biológicas é muito amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Pode atuar como professor pela Licenciatura. A carência de professores de ciências nos ensinos médio e fundamental aquece a procura por licenciados. Outra área com grande demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. A indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também precisam do profissional.
Aulas para ensino fundamental e médio em instituição pública ou privada.
Revisão de material pedagógico.
Docência universitária.
Mestre em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo - USP (2000). Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Biologia (1997) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atualmente é professor assistente no Centro Universitario Adventista Sao Paulo (UNASP) nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Atua como coordenador de área do subprojeto Biologia PIBID/UNASP desde dezembro de 2010.
nome completo do curso
Ciências Biológicas
modalidade
Presencial: regime intensivo semestral
dirigentes da instituição
área
Ciências Biológicas
campus
São Paulo
habilitação
Licenciatura em Ciências Biológicas
diploma emitido por
Centro Universitário Adventista de São Paulo
resultados avaliação mec
carga horária
2998 horas
autorização mec
Portaria n° 1.150 de 12/08/1993, DOU de 13/08/1993. Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 286, de 21/12/2012, DOU de 27/12/2012
regimento geral
duração
8 semestres
Mensalidade
R$ 739
outros regulamentos e documentos
Matriz Curricular