Publicado em 21 de julho, o Decreto nº 18.891, onde cerca de 80 hectares, com exceção do núcleo central do campus, são desapropriados a um custo de US$ 4.300.000,00. Em 13 de setembro, uma comissão visitou a Fazenda Lagoa Bonita, em Artur Nogueira, sendo decidida a sua aquisição. No dia 30 de setembro houve a primeira reunião religiosa na Fazenda, um culto de pôr-do-sol; no dia seguinte, 1º de outubro, foi realizada a primeira Escola Sabatina na capela da fazenda. O primeiro serviço religioso completo (Escola Sabatina e Culto) aconteceu no sábado seguinte, 8 de outubro. Ricardo Leme, o primeiro obreiro a trabalhar na Fazenda, chegou no dia 20 de outubro. Iniciada a construção de residências para obreiros e funcionários.
Em fevereiro começou a funcionar uma Escola Adventista, com 15 alunos, na casa sede da Fazenda, sendo Raquel Modro a primeira professora. A Escola foi transferida posteriormente para o prédio da atual mercearia. Sob a liderança do Pr. Narcizo Liedke (pai do Pr. Narcizo Liedke Filho), o grupo Lagoa Bonita tornou-se, no dia 21 de abril, um grupo oficial do distrito de Conchal, havendo na ocasião o primeiro batismo. Em 17 de junho, foi lançada a pedra fundamental do novo campus, com a presença do Pr. Neal Wilson, Presidente da Associação geral da IASD, e do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Orestes Quércia. Organiza-se o primeiro coral da Igreja do Novo IAE sob a regência do Prof. Flávio Pasini.
A Escola Adventista retorna à casa sede. Ali os quartos transformam-se em salas de aulas e secretaria, a área de serviço em cantina, a varanda da parte de trás em pátio e a sala de estar em recepção e diretoria. Improvisam-se lousas e carteiras; a escola ganha mais reforço com a chegada da professora Janete de Abreu Germanowicz e com auxílio da secretária Lóide R. Simon. Nesse ano também, o Pr. Walter Boger elabora o Plano Diretor do Novo IAE. Organizada a Igreja do novo IAE com 71 membros. Início da construção do Refeitório e Cozinha.
Início do 1º Grau com 44 alunos matriculados até a 5º série. Implantação, no turno da noite, do Ensino Supletivo em nível de 1º e 2º Graus. Início da construção da Escola Básica - 5.800 m² inclusos. Em julho, chega a primeira aluno interna, Keila P. Santos, para cursar o Supletivo. Dirigida pelo Pr. Milton C. de Souza, a Igreja Lagoa Bonita realiza uma série evangelística em Engenheiro Coelho, resultando na formação de um grupo nesse local. Em agosto, é divulgado o Plano Qüinqüenal - 186-1990 - Novo IAE. São adquiridos 89 hectares de terra em área contígua à Fazenda original; 120 cabeças de gado são transferidas do IAE-C1.
Transferência da Escola de Ensino Básico ao seu prédio definitivo e ampliação da Biblioteca Artur Dassow, sob a coordenação da secretária Ester Pacífico Arruda. Realiza-se a primeira formatura. Autorização da Delegacia de Ensino, sediada em Limeira, para o funcionamento do curso de Contabilidade. Construção do Silo Graneleiro - 2.000 m², bem como o início da construção do Residencial Masculino - 5.000 m²; iniciada a construção do Estábulo - 4000 m². Implantação do Poço Artesiano com 300 metros de profundidade e uma produção inicial de 40 mil litros de água por hora. Primeira avaliação do SALT/Pós-Graduação pela Associação Geral. No segundo Semestre, o Residencial Lagoa Bonita - módulo 1 foi loteado.
Início do curso de Contabilidade e aumento do número de alunos. A Assembléia Geral adotou a nomenclatura Instituto Adventista de Ensino - Campus de Artur Nogueira (IAE-AN), e Instituto Adventista de Ensino - Campus São Paulo (IAE-SP). Construção da Lavanderia - 600 m², metade usada como lavanderia e outra metade como escritório da administração; Construção do Barracão de Beneficiamento de Laranjas - 2.000 m², bem como do prédio da Manutenção.Iniciada a construção do Residencial Feminino - 5.000 m².
A igreja do IAE-C2 recebe o status de sede de distrito, tendo o Pr. Jorge Mário de Oliveira como distrital. A rede de água, instalação elétrica e telefônica são concluídas; construída uma pequena faixa de asfalto, e as demais ruas estão abertas mas não pavimentadas. Iniciada a construção do Centro de Comunicação. O curso de Supletivo é extinto. Formado o Coral da Escola de Ensino Básico, sob a regência do Prof. Edley Matos.
Iniciada a construção de Prédios de Apartamento para alunos casados.Concluída a construção do estábulo e usina de laticínios - 4.000 m².
O antigo Distrito de Engenheiro Coelho, onde estava implantado o novo campus, emancipou-se de Artur Nogueira, e o nome do IAE-AN mudou para Instituto Adventista de Ensino - Campus Central (IAE-Ct). Iniciada a construção do Centro de Estudos Superiores - 9.800 m². Início do curso de Música. No Ensino Superior, são transferidos os dois primeiros anos de Faculdade de Teologia do IAE-C1 para o campus 2. Encaminhando ao Conselho de Educação da União Central Brasileira o anteprojeto de criação da Universidade Adventista. Concluído o Residencial Masculino - 5.000 m².
Início do curso Colegial, bem como a chegada do primeiro ano do curso de Pedagogia do IAE-C1, tendo as demais séries sido transferidas sucessivamente uma por ano. Ocorre também a transferência, para o IAE-C2, do Mestrado em Teologia, bem como do Centro de Pesquisa Ellen G. White do Brasil e do Centro Nacional da Memória Adventista. Encaminha-se ao MEC a solicitação para a expansão universitária. Surge a Escola de Artes sob a breve direção de Sílvia Araújo e, posteriormente, do Prof. Jetro Meira de Oliveira. O Coral Jovem passa a ser reconhecido por esse nome. o Coral Universitário é formado. Concluído o Prédio do Centro de Comunicação.
Início do curso de Processamento de Dados. Concluídos dois prédios residenciais para alunos casados. Início do Doutorado em Teologia Pastoral com três áreas de estudo: (1) Administração Pastoral, (2) Cuidado Pastoral, e (3) Culto, Evangelismo e Crescimento de Igreja. Início do curso de pós-graduação Lato-Sensu em Educação, na área de Administração Escolar. Encaminhando à CAPES o primeiro projeto de um Mestrado em Educação. No primeiro semestre, começam a ser publicados O Flamboyant e Horizontes Notícias, respectivamente informativos semanal e semestral do IAE-C2. Em setembro, houve a comemoração do 10º Aniversário do IAE-C2.
Iniciada a transferência do curso de Letras para o IAE-C2, com a chegada do primeiro ano do curso. Implementada a corrida de fundo “Red Fish”, pelo Dr. Thomas Shepherd, missionário americano.
Iniciam-se as atividades sociais “Gincana das Cores”, pelo Pr. Edilson Valiante, e o “Show de Talentos”. Realizado no IAE-C2, de 28 de novembro a 5 de dezembro, o Concílio Qüinqüenal da Divisão Sul-Americana da IASD. Início do Mestrado em Educação, e do curso de Lato-Sensu em Educação na área de Metodologia de Ensino. Ocorre a formatura da primeira turma de Pedagogia do IAE-C2.
Encaminhado ao Conselho Federal de Educação o pedido de autorização de abertura de 14 novos cursos. Passa a ser oferecido o curso de Lato-Sensu em Educação na área de Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Inicia-se a “Escola de Pais”, atividade cultural e religiosa da Escola de Ensino Básico. No segundo semestre, foram loteado os Residenciais Lagoa Bonita - módulos 2 e 3.
Solicitado o status de Centro Universitário bi-campi, sob a nova legislação do ensino superior vigente, para que se concretize, a médio prazo, a formação da Universidade Adventista. Realizado, de 8 a 12 de julho, o Concílio Ministerial da DSA. Publicado o primeiro número da Revista da Escola Adventista. Ocorre a formatura da primeira turma de Letras do IAE-C2. Concluído o Residencial Feminino - 5.000 m², faltando apenas terminar a Capela.
Falece em março o Pr. Walter Boger, diretor geral do IAE por 18 anos, sendo sete anos do Campus 1 e 11 anos do Campus 2. Em vista da obtenção do título de Centro Universitário, o Campus Central tornou-se Campus 2, e o Campus de São Paulo passou a denominar-se Campus 1. Pr. Nevil Gorski passa a ser o Diretor Geral dos dois campi, tendo como diretores acadêmicos José Iran Miguel (Campus 1), e Daniel Baia (campus 2). Ocorre a primeira defesa pública de tese do Doutorado em Teologia Pastoral, pelo Pr. Luiz Nunes. Os grupos musicais “Imagem Vocal” e “Madrigal Officina Vocalis” são formados. em 7 de julho, houve a Comemoração do 15º Aniversário do IAE-C2. Inaugurada a Vicinal Pastor Walter Boger, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Realizando, de 20 a 28 de novembro, o I Simpósio da Memória Adventista no brasil intitulado ”IAE-C2, 15 anos de História”, os cursos de Educação Artística, Tradutor e Intérprete, Letras - Inglês, bem como Administração e Engenharia Civil receberam autorização de funcionamento.
Iniciados os cursos de Engenharia Civil, Educação Artística - habilitação em Música, Administração, Letra- Inglês e Tradutor e Intérprete. Falece em março o Dr. Admir Josafá Arrais Matos, Doutor em Ciências, obreiro do IAE - Campus 2, de 1992 a 1999, como Coordenador do departamento pós-graduação, pesquisa e extensão. Em 10 de junho, é defendida a primeira dissertação do Mestrado em Educação, pela Profª. Ednice O. Burlandy. Autorizado, no primeiro semestre, o funcionamento do curso de Comunicação Social - habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, previsto para iniciar no ano 2000. Em setembro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) confere oficialmente ao IAE o status de “Centro Universitário”, com sede no IAE-C1, como solicitado pela comissão de expansão universitária. Define-se também uma nova diretoria para os dois campi, com algumas alterações na estrutura administrativa. Ocupa o cargo de diretor presidente Nevil Gorski; diretor vice-presidente para o Campus 1, Euler Bahia e diretor vice-presidente para o Campus 2, Leví Borrelli.
O campus passou a ser dirigido pelo pastor Daniel Baía, que permaneceu no posto até 2003. implantaram-se os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Ocorreu a pavimentação da avenida dos Estudantes, anel interno e estacionamentos. Cria-se também o instituto de línguas, que dentre suas atividades, estabelece parcerias com instituições secundárias e universitárias na Europa e Estados Unidos.
Inauguração do templo em 17 de fevereiro, com o primeiro culto e Escola Sabatina ministrados pelo o Pr. Tércio Sarli.
Começa a funcionar o ensino médio. Abriu-se o curso de Ciências Contábeis.
Comemoração dos 20 anos do UNASP, com a presença de Geraldo Alckmin e Jennifer LaMountain.
A instituição passa a ser administrada pelo professor e pastor José Paulo Martini, que mantém sua gestão até os dias atuais. Abriu-se o curso de Direito.
Acontece o primeiro projeto Carajás, projeto de evangelismo do UNASP na Ilha do Bananal, em Tocantins. Construção do ginásio coberto do campus.
É criada a Zoom, agência de publicidade e propaganda que serve à instituição. Inaugura-se também o núcleo Multidisciplinar, setor que abriga a ABJ (Agência Brasileira de Jornalismo, a Zoom e o núcleo de Ensino à Distância). Acontece também a inauguração do Templo, com a presença do pastor Jan Paulsen, presidente mundial dos Adventistas na época.
Inaugura-se a rádio UNASP-FM e um SPA no Residencial feminino.
Ampliação do prédio do Ensino Superior (Bloco C), com o objetivo de incluir uma nova sala.
Abriu-se o curso de Sistemas para internet, que permaneceu até o ano de 2016. Reinaugurou-se o Centro de pesquisas Ellen G. White.
Começa a funcionar no Campus o curso de História. Jubileu de Prata do Clube de desbravadores Flamboyant.
Inauguração do Bloco E do prédio do Ensino Superior e do laboratório de pianos, que serve ao curso de música.
Inauguração da nova ala do Residencial Feminino.
Abriu-se o curso de Arquitetura e Urbanismo. Na época, a instituição alcançou 5198 matrículas, sendo 1459 residentes do Internato. Comemoração de 30 anos do UNASP, com a presença do cantor Jody McBrayer.
Início do curso de Rádio e TV
Começa o curso de Engenharia de produção.
Começam as atividades do curso de Engenharia Agronômica.
Inauguração das novas instalações da Igreja UNASP, do UNASP Virtual e da sede da administração superior do UNASP, do Centro de Desenvolvimento Espiritual e Cultural, e do UNASP Village Inn.