Notas Formatura

31ª turma do nono ano encerra jornada de estudos da Educação Básica

A cerimônia de formatura marcou a transição do Ensino Fundamental 2 para o Ensino Médio.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou, nesta quinta-feira, dia 15, a cerimônia de formatura que homenageou os alunos concluintes do nono ano do Ensino Fundamental 2. Durante a cerimônia os formandos puderam entrar pelo corredor central da igreja do campus acompanhados de seus responsáveis, emocionando entes queridos.

Alunos do nono ano comemoraram momento de conquistas.
Alunos do nono ano comemoraram momento de conquistas. Foto: Aicom

Sobre este momento especial, o diretor da Educação Básica do Colégio UNASP, Donato da Silva Júnior, declara: “hoje o UNASP está em festa, nós estamos iniciando as colações de grau, primeiramente da 31ª turma de formandos do nono ano e é uma alegria porque eles fecham um ciclo e estão prestes a iniciar um novo ciclo de estudos.”

Encerramento de uma etapa 

Após proclamarem o juramento unidos, os formandos do nono ano receberam seus certificados de conclusão nominalmente. Em seguida, foi feita a homenagem aos alunos que se destacaram academicamente durante o ano com a entrega dos troféus de mérito acadêmico nas categorias de bronze, prata e ouro.

O formando do nono ano, Matheus Dayan, comenta sobre sua experiência. “Eu sempre via em filmes sobre formatura ser uma coisa muito especial e poder estar aqui agora, vendo o fruto do meu estudo é um momento surreal”, comenta. Já sobre o início da jornada do Ensino Médio, o aluno expõe que “é uma mistura de medo e ansiedade, mas eu acho que vai ser o momento que eu vou conseguir decidir o futuro da minha vida.”

Já a aluna Isabelle Albiati expõe que “eu acredito que depois de tudo o que a gente passou com a turma, é muito especial a gente concluir essa fase juntos.”

Sobre a perspectiva de início de uma nova fase da vida, a estudante Marcelly Laíz Lobato também conta sua experiência. “Para mim, esse momento é muito importante porque daqui eu vou para o Ensino Médio e isso é uma coisa que eu sempre esperei e agora chegou e eu estou bem ansiosa”, ressalta.

Para o vice-diretor, Fabrício Begnália, a formatura é uma celebração que comemora o encerramento do ciclo da Educação Básica para dar início à etapa do Ensino Médio, agora com novos desafios, uma vez que foi inaugurado, no ano passado, o método do Novo Ensino Médio no Colégio UNASP. Com esse método, segundo o vice-diretor, o aluno tem maior autonomia para escolher sua área de atuação no futuro. “É o encerramento de uma etapa para continuar essa jornada”, conclui Fabrício.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Momentos especiais para a turma do nono ano. Foto: Aicom

Veja mais