UNASP sedia 32º Encontro de Músicos com destaque para a missão
O evento reuniu mais de 250 participantes de todo o Brasil para uma semana de aprendizado e inspiração.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho sediou a 32ª edição do Encontro de Músicos, entre 6 e 10 de janeiro, abrindo a temporada de eventos do ano. Durante cinco dias, músicos de diferentes estados do país participaram de oficinas práticas, ensaios em grupo instrumental e coral, além de concertos inspiradores.

O evento contou com convidados especiais da São Paulo Big Band e nomes de referência da música adventista como Lineu Soares, Regina Mota e Ellen Stencel. No sábado, o pastor Cândido Gomes, líder de música da Igreja Adventista no estado de São Paulo, fez uma pregação especial sobre louvor.
Tradição da música no UNASP
Para Claudio Silva, diretor da Academia Adventista de Arte (Acarte) do campus, a longevidade do evento demonstra sua relevância. “O encontro de músicos já existe há 32 anos. O UNASP é um centro formador da música adventista no Brasil”, afirma.
Silva destaca que o evento recebe músicos de todo o país. “Temos pessoas do Maranhão, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, Minas Gerais. Eles procuram vir aqui se aprimorar para levar o melhor da música para suas igrejas”, explica.

Projeto social em destaque
Entre os participantes, destaque para o projeto social Musimissão, que participou pela primeira vez do evento. Maria Rita de Lima, fundadora do projeto ao lado de seu esposo Daniel, compartilhou a trajetória da iniciativa que começou em 2015 com seis crianças em Samambaia, Distrito Federal.
A iniciativa usa a música como missão para transformar vidas. Começando pela musicalização de crianças e adultos de baixa renda, com flauta doce e tocando músicas do hinário adventista, os alunos progridem para instrumentos de orquestra.

“Quando começamos a ensinar, percebemos que não era só ensinar música, os integrantes precisavam de apoio psicológico, roupa, calçado e até comida”, relatou Maria Rita.
A metodologia do projeto, segundo a fundadora, é baseada na multiplicação. “Aquele que aprende conosco tem a obrigação de passar a arte”, explica Maria Rita. Hoje o projeto funciona ativamente em 6 sedes em Brasília e Alagoas.
Para participar do Encontro de Músicos, o Musimissão recebeu apoio do UNASP. Para Maria Rita, este momento é um sonho guardado a muitos anos que finalmente foi realizado.
A importância da formação musical
O maestro Lineu Soares destacou o valor da troca de experiências. “A gente recebe desde músicos profissionais até aqueles que são voluntários. Essa troca de experiências é fantástica”, celebra.
Para Lineu, o ministério da música é fundamental para as igrejas. “Nada acontece na igreja sem presença da música. Treinar as pessoas para fazer isso com mais qualidade é uma experiência espiritual”, conta. O Maestro finaliza ressaltando que Deus espera que a gente use os nossos talentos da melhor forma possível.