Curso de Pedagogia do UNASP recebe nota máxima em avaliação do MEC/CPC
Para conceder a nota, processo avalia o corpo docente, o rendimento dos alunos e a infraestrutura da instituição.
Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Ana Clara Silveira
O curso de Pedagogia do UNASP, unidade de Vila Matilde, foi condecorado com a nota máxima após passar pela a avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O processo, administrado pelo MEC, concedeu ao curso a nota 5, em uma escala de 1 a 5.
A nota reflete a seriedade e o compromisso do curso com relação ao conteúdo passado e a metodologia de ensino. Para chegar à pontuação máxima, os conceitos avaliados foram: desempenho dos estudantes na prova do Enade, corpo docente e a percepção dos estudantes sobre o processo formativo.
Curso de Pedagogia
O curso de Pedagogia do UNASP, além de ter a nota máxima pelo CPC, se preocupa com a formação do estudante e oferece a ele a oportunidade de estudar diversos temas teóricos e realizar atividades práticas voltadas ao desenvolvimento humano. Por entender que o professor influencia em todas as fases da vida, o UNASP capacita os docentes para que eles contribuam para a aprendizagem e construção de valores da criança.
Para auxiliar nesse processo, o curso de Pedagogia conta com um corpo docente completo, com mestres, doutores e pós-doutores, nas mais diversas áreas, comprometidos com a formação de qualidade do aluno.
Ao alcançar esse resultado o curso provou sua responsabilidade com o ensino superior, como celebra o vice-reitor da Educação Superior e diretor do UNASP, campus São Paulo, Afonso Cardoso, “com esta nota, toda instituição é beneficiada. Quando um curso consegue uma boa nota, isso ajuda a compor a nota geral da instituição e revela, às comunidades interna e externa, credibilidade à área acadêmica”.
Avaliação CPC
O processo do CPC avalia o curso de três formas: rendimento dos alunos, infraestrutura da instituição e corpo docente, ou seja, para avaliar os alunos é considerado o conceito Enade, onde é avaliado o desempenho dos estudantes na prova, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e a própria percepção dos alunos sobre seu curso, respondido em um questionário, também na prova do Enade.
A avaliação feita com relação ao corpo docente também é criteriosa. São utilizadas informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho, para checar se o curso merece, de fato, a nota máxima.
O doutor Ligório percebe a nota como um reflexo das boas aulas administradas pelos professores e do compromisso dos alunos com os estudos. “Os professores e coordenação preparam muito bem os alunos, independentemente do ENADE. Claro que no ano do Exame algumas ações são acrescentadas: revisões e simulados são as principais”, encerra.
O doutor Marcelo Alves destaca que “essa nota marca um momento histórico do UNASP em avaliações dessa natureza, considerando que é a primeira nota máxima alcançada pela Instituição. Essas avaliações ENADE/CPC são as de maior complexidade existentes hoje”.