Curso de Pedagogia do UNASP promove excursão para alunos
Discentes aprendem na prática conteúdos abordados em sala de aula.
Texto: Natália Goes | Edição: Ana Clara Silveira
Alunos do curso de Pedagogia participaram de uma excursão pedagógica nesta terça-feira (30). A excursão foi para a Escola Municipal Amorim Lima e para o Museu Catavento na cidade de São Paulo. Cerca de 42 alunos participaram da visita acompanhados pela coordenação.
O objetivo da visita foi relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a prática. “Essa união é feita principalmente durante os estágios, nas práticas pedagógicas realizadas no ambiente escolar e também nas atividades de excursão, nas quais os alunos são levados até o campo de trabalho ou a locais que ampliam os conhecimentos discutidos em sala de aula”, explica a coordenadora do curso Luciene Dornelles.
Experiência no campo
Na parte da manhã, a visita foi feita a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, uma escola referência no estado de São Paulo. Os alunos foram recebidos pela professora Ana Elisa Siqueira, que atua como diretora da escola há 28 anos. A escola se destaca por ser organizada nos moldes da Escola da Ponte em Portugal, em que sua gestão é feita em parceria com a comunidade.
Na escola, os graduandos puderam conhecer as oficinas oferecidas, como: Cultura Brasileira, Capoeira, Educação Ambiental e Teatro. Além de presenciar rodas de conversa, oficinas de matemática, atividades em grupos e vivenciar um ambiente escolar fora do tradicional e entender como funciona uma gestão democrática.
Os alunos ainda puderam conversar com a bibliotecária, mãe de um aluno e voluntária na instituição, aproximando-se assim da realidade da escola. Segundo a diretora, a escola incentiva o desenvolvimento da responsabilidade com o próprio aprendizado e a autonomia.
A aluna do curso de Pedagogia, Milena Sartori, cursa o primeiro semestre e fala sobre a importância da visita à escola. “Achei sensacional e foi importante para a gente perceber realidades diferentes da que estamos acostumados. Podemos estudar o quanto for, mas estar ali presente e viver aquilo na prática é completamente diferente”, diz.
Durante a parte da tarde, os alunos visitaram o Museu Catavento. Nele, puderam ver na prática o que aprendem na sala de aula, além de observar estufas de plantas, maquetes de paisagens terrestres, simulador de nave espacial, biomas brasileiros, experimentos de física envolvendo eletromagnetismo, calor, fluidos, som, mecânica, entre outros.
Formação profissional
Para a coordenadora, Luciene Dornelles, as visitas mudam a cosmovisão dos alunos. “Estas visitas ajudam na formação profissional do pedagogo, no sentido de reforçar a importância do aprendizado na sala de aula e se estender para a vida cotidiana; na importância de conhecer e analisar experiências inovadoras na forma de organizar uma escola; em conhecer projetos políticos pedagógicos diferenciados; em perceber onde os conceitos discutidos na sala de aula são aplicáveis, dentre outros ganhos”, afirma.
Os alunos que participaram da excursão puderam discutir ideias para atuação no mercado de trabalho. “Observar de perto a diferença da realidade é muito inspirador e abre o nosso campo de visão, possibilidades e oportunidades como profissional, porque muitas vezes a gente conhece o tradicional da sala de aula. Mas ali a gente percebe que não existe só isso”, relata Milena.
Além de compreender os assuntos abordados em sala de aula, as visitas aproximam o mercado de trabalho do aluno, como conta a aluna do quinto semestre, Juliana Santana. “A visita agregou para minha carreira profissional pelo fato de me colocar à disposição de aprender novas coisas para passar aos alunos, dando novas ideias, formas de planejamento, maneiras de avaliação”, finaliza.