Primeiro Seminário Internacional reflete sobre tecnologia com Mestrado em Educação
O encontro discutiu sobre educação, inovação e tecnologia, promovendo um diálogo entre as perspectivas e abordagens educacionais do Brasil e de Israel.
Texto: Texto: Bruno Sousa | Edição: Theillyson Lima
O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou o Primeiro Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Inovação para os alunos do Mestrado Profissional em Educação no dia 29 de agosto. O evento teve reflexões e palestras sobre o futuro da educação, em relação ao uso da Inteligência Artificial(IA).
O diretor de pesquisa do UNASP, Allan Novaes, explica que o encontro teve como objetivo “fomentar ideias e discussões inovadoras daquilo que está acontecendo na área de educação e tecnologia, abordando os aspectos mais novos, recentes e atuais.”
Este é o primeiro seminário realizado e o objetivo é realizar uma edição por ano. Além disso, uma parceria foi fechada entre o UNASP e a Universidade Hebraica de Jerusalém. O tema central discutido foi “Do ensino em emergência à emergência de um novo ensino”, com foco nos desafios da educação em um contexto pós-pandêmico e de emergência da Inteligência Artificial.
O futuro da educação
Devido ao avanço contínuo da tecnologia, algo que se tornou presente na realidade de muitos cidadãos e, principalmente na rotina de quem está na sala de aula, foi o uso do Chat GPT. A utilização dessa ferramenta gera opiniões divergentes sobre os aspectos positivos e negativos.
Para um embasamento melhor sobre esse assunto, o Diretor do Mestrado Internacional em Educação da Universidade Hebraica, doutor Marcelo Dorfsman, apresentou em sua palestra argumentos e trouxe exemplos de como usar a IA a nosso favor, como uma ferramenta de auxílio para a educação.
“Espero que os futuros professores consigam ensinar aos outros, e se informem do uso das ferramentas mais avançadas que há para a educação. Assim como um médico usa os métodos mais avançados do mundo na sua profissão, um bom professor também tem que usar para ensinar”, aconselha.
Rumo à mudança
O conteúdo apresentado no encontro será aproveitado pelos alunos, como Marli Guimarães. “Nós podemos sim, usar a IA a nosso favor. Porém, precisamos aprender a utilizar de forma sábia e precisa, e claro repassar isso para o nosso aluno”, afirma.
O trabalho de pesquisa da Marli envolve a questão do uso do Chat GPT no ensino básico.. “O doutor trouxe mais possibilidades. Ele evidenciou isso. Então, foi muito legal, porque ele trouxe essa outra perspectiva que eu estava esperando”, comemora.