1° Simpósio de Missão Urbana no UNASP mobiliza líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia
O evento, organizado pela Faculdade de Teologia, teve como tema central a revitalização das igrejas.
Texto: Camilly Inacio | Edição: Ana Clara Silveira
A Faculdade de Teologia do UNASP promoveu o 1° Simpósio de Missão Urbana entre os dias 14 e 17 de novembro. O evento, intitulado “In Mission”, foi repleto de palestras e workshops sobre o tema da revitalização de igrejas para o cumprimento da missão bíblica.
A programação teve início na terça-feira (14) com uma programação que contou com uma palestra do doutor Rodrigo Silva seguida de uma mensagem bíblica pelo pastor Alejandro Bullón. Além disso, o simpósio contou com presenças ilustres de líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Brasil e também de outros países que compartilharam experiências sobre o ministério de diversas formas.
Ao falar sobre o objetivo do evento, o diretor da Faculdade de Teologia do UNASP, a FAT, pastor Evandro Fávero, comenta: “o objetivo do Simpósio ‘In Mission’ é trazer ideias para a revitalização de igreja, além da Faculdade de Teologia desempenhar papel de relevância, trazendo informações que ajudem às igrejas na prática”.
Missão Urbana e Revitalização de Igrejas
Revitalização significa resgatar o que um dia foi positivo, ou seja, o evento teve como objetivo central trazer ideias e experiências sobre como reavivar a igreja. Nesse cenário, o diretor da FAT assegura que “uma igreja reavivada faz a diferença na comunidade onde ela está e na vida dos próprios membros”.
Segundo Fávero, a ideia de realizar o simpósio teve início a partir do lema da Faculdade de Teologia e a necessidade de compartilhar isso com outras pessoas. “Nosso lema é teologia a serviço da missão. Então, teologia só tem relevância se ela cumpre a missão de Cristo”, frisa o diretor, “e a missão de Cristo só vai impactar a vida de uma pessoa se ela tem conteúdo. Então, as duas têm que andar juntas”, conclui.
Logo, a programação foi dividida em duas partes, plenárias com palestrantes de diversos lugares, e oficinas. “Nessas oficinas foram apresentadas histórias que deram certo para que os líderes pudessem buscar inspiração observando aqueles que estão alcançando sucesso na prática”, comenta Evandro Fávero.
Ainda nesse contexto, o coordenador e professor do curso de Teologia do UNASP, pastor Emilio Abdala, compartilha que durante as palestras e workshops foram apresentados diversos sintomas de igrejas que estão deficitárias. “Nós tivemos um grande número de igrejas que estão fechando e a crise se agravou ali na pandemia e, em todos esses sintomas, percebemos que a causa principal é espiritual”, alerta.
O coordenador acrescenta que “segundo Ellen White, a maior necessidade da igreja hoje é de um reavivamento pessoal. O reavivamento começa no líder, no pastor, mas ele precisa se estender aos membros da igreja, porque só assim a igreja será capacitada para a pregação final do Evangelho”.
Importância do Simpósio
O pastor Gary Krause, secretário associado da Associação Geral, afirma que a realização de eventos como esse é de extrema importância, pois “proporcionam oportunidade de compartilhar experiências, fazer amizades e encontrar encorajamento mútuo”. Além disso, Krause admite que “o ministério pastoral pode ser muito solitário, e nesses momentos há troca de ideias e conselhos, inspirando inovação e renovando o ânimo”.
Em suas palestras o pastor Gary articulou sobre o conceito de centros de influência. “Tive a oportunidade de falar sobre como as igrejas podem ser centros de influência, e isso volta a um conceito que Ellen White falou sobre a importância de estabelecer comunidades urbanas, especialmente centros pequenos, como plataformas para implementar a metodologia de Cristo na prática”.
Ele acrescenta: “venho de um contexto muito diferente, da Austrália, e trabalho na América. Embora não compreenda completamente os desafios locais, acredito que há aspectos que atravessam todas as culturas. Fico contente em compartilhar o que aprendemos em outras partes do mundo e em contribuir para algo tão importante”, assume Krause, que diz se sentir honrado pela oportunidade de participar da programação.
Importância para o ministério pastoral
Alguns participantes comentaram sobre a oportunidade de aprender mais sobre o fortalecimento do compromisso com a obra de Cristo através da revitalização de igrejas já estabelecidas e a plantação de novas igrejas. Entre eles, Guilherme Manhães, pastor no Rio de Janeiro, está em seu segundo ano de ministério e teve a oportunidade de participar ativamente do simpósio. Ele relata que “é uma importante oportunidade ter a experiência de ouvir pessoas que já passaram mais tempo no Ministério e que puderam ver o crescimento e a evolução da Igreja”.
O pastor destaca que estar junto com colegas de diversas regiões do Brasil, cada qual com peculiaridades na pregação do Evangelho, é uma experiência única. “Estar reunido com esse grupo de pastores para refletir, discutir e explorar novas ideias proporciona uma oportunidade valiosa de alcançar e compartilhar a mensagem de Cristo em diferentes lugares”, cita Guilherme.
Além dele, Edmilson Lima tem um ministério pastoral de 28 anos e atua como departamental de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Asa, na União Central Brasileira, no estado de São Paulo. Segundo o pastor, mesmo que seja incomum falar com pastores sobre missão, a renovação é importante. Edmilson reconhece: “corremos o risco de nos perder daquilo que realmente importa, que é cumprir a missão de salvar pessoas para o reino de Deus”.
Lima destaca que o papel do pastor é duplo. Além de compreender a grande comissão de Jesus Cristo para salvar, ele entende que sua missão, conforme Ellen White, é treinar, motivar e inspirar a igreja a cumprir essa missão. “O ‘In Mission’ é um encontro que não só oferece inspiração, motivação e renovação, mas também apresenta aspectos práticos para concretizar esses objetivos”, conclui o pastor.
O In Mission foi o primeiro simpósio de missão urbana, mas os líderes da Faculdade de Teologia do UNASP afirmam que não será o último. Emilio Abdala menciona que os planos para o próximo ano já estão em andamento, visando cumprir o propósito dessa iniciativa de promover a missão e capacitar a igreja.