UNASP inaugura primeira Sala Acer do Brasil
Oferecendo tecnologia de ponta para o aprendizado, a parceria com a marca Acer promete transformar o ensino e preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Texto: Ana Júlia Alem
O UNASP campus Hortolândia realizou a inauguração da primeira Sala Acer do Brasil nesta terça-feira (7). A abertura contou com a participação dos representantes da Acer e Seal Sistemas, que realizaram uma palestra sobre as missões e objetivos do espaço. Além disso, os alunos do Ensino Médio com ênfase no Técnico em Informática tiveram a oportunidade de explorar o novo ambiente.
A Sala Acer visa fazer com que os alunos se desenvolvam em novas áreas, com ambientes preparados, diversificados e modernos em relação à gamificação. De acordo com o diretor da Seal Sistemas para a vertical de educação, Emerson Felipe, os alunos terão a mais alta tecnologia voltada à educação disponível no mundo. O novo laboratório conta com GPUs da NVIDIA, Wi-Fi 6, telas interativas e notebooks e chromebooks homologados pelo Exército Americano.
A área dedicada aos estudantes foi projetada para que eles tenham maior conforto e ergonomia. Danielle Andrada, diretora da empresa Eduinfo, desenvolveu todo o layout do espaço com os dispositivos tecnológicos e mobiliários adequados. “O design escolhido tem grande influência no dia a dia, pois foi pensado para cada grupo de alunos que passa pela sala”, complementa.
A parceria entre UNASP e Acer
Presente em mais de 160 países, a Acer é reconhecida globalmente pela qualidade e inovação em seus produtos. A marca está no Brasil desde 2009 fornecendo notebooks, monitores, projetores e acessórios ao mercado nacional. Ela também é líder nacional em market share – porção do público que a empresa conquistou, que é diretamente proporcional à receita gerada por essa fatia do mercado – no segmento gamer.
Segundo o diretor da Seal Sistemas, a missão da vertical de educação é prover ao sistema educacional brasileiro diferenciais para um novo modelo disruptivo que “apoie as instituições na consultoria e implementação de novas tecnologias”. Em relação à parceria com o UNASP, o objetivo é trazer a parte tecnológica aos professores, enquanto os alunos recebem um ensino diferenciado que impulsiona a educação brasileira.
Jonathas Menegatto, diretor de tecnologia do UNASP, conta que, por ser uma empresa líder mundial em chromebooks para educação, a Acer sempre foi alvo de parceria para a instituição. A parceria com a Acer se iniciou com a Educação Adventista à Distância (EAD), atualmente, já se consolida a empresa como a principal parceira para o ensino do UNASP. “Nossa ideia é dar sequência às colaborações, sempre buscando o melhor para os alunos, colaboradores e para a comunidade”, enumera.
Inicialmente, a Sala Acer receberá cerca de cinquenta alunos destaques do Ensino Médio com ênfase no Técnico em Informática. Eles participarão de uma trilha educacional com eSports, na qual terão a chance de participar de campeonatos e desenvolver novos conteúdos e produtos. “Posteriormente, vamos avaliar a possibilidade de possíveis expansões para uma maior quantidade de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio”, explica o coordenador do Técnico em Informática, Fábio Luiz.
Impacto aos alunos e comunidade
A colaboração busca, desde cedo, tornar parte da cultura juvenil em uma conexão com o mercado de trabalho e fazer com que essa nova mão de obra seja diferenciada e superior. A especialista em trilhas formativas para escolas, Fernanda Alves, comenta que um dos objetivos é fazer os alunos se engajarem em tornar um hobby em algo maior. “Nós conectamos aquilo que os estudantes gostam com a missão da escola, a fim de desenvolvê-los e prepará-los para o ambiente profissional”, promete.
O UNASP está comprometido em atualizar e desenvolver continuamente os laboratórios, visando fortalecer as ferramentas disponíveis no mercado de trabalho e entregar a melhor educação aos alunos. O estudante do Técnico em Informática Arthur Bueno comenta que, como aluno do primeiro ano, criou grandes expectativas quanto ao novo espaço. “Não são computadores normais que você encontra em qualquer lugar. É tecnologia de alta qualidade”, afirma.
Henrique Romaneli, diretor-geral do UNASP campus Hortolândia e vice-reitor da Educação Básica, acredita que a Sala Acer irá enriquecer ainda mais o currículo pedagógico e as experiências para os alunos. “A contribuição para o desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos é sem tamanho. Essa parceria, com acesso aos melhores recursos tecnológicos, proporciona à eles a oportunidade de se tornarem profissionais de qualidade”, conclui.