Atleta de projeto do UNASP é convocado para os Jogos Paralímpicos de Paris
Projeto Atletismo para Todos incentiva a participação de deficientes visuais no esporte.
Texto: Samara Santiago | Edição: Victor Bernardo
O atleta Júlio Cesar Agripino dos Santos, que participa do projeto “Atletismo para Todos”, do UNASP, foi convocado para os Jogos Paralímpicos de 2024. O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou nesta quinta (11) a convocação de 147 atletas que representarão o Brasil em nove modalidades em Paris.
Nas últimas edições do Campeonato Mundial e dos Jogos Parapan-Americanos, ele teve bons resultados. Júlio levou o ouro nos 1.500m e prata nos 5.000m no Mundial de Kobe 2024. Já nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, ele conquistou um ouro e um bronze. Agora, se prepara para representar o Brasil novamente nos Jogos Paralímpicos.
A trajetória no esporte
Júlio compete na categoria T11 – categoria para atletas com deficiência visual quase total – e tem conquistas em Campeonatos Mundiais e nos Jogos Parapan-Americanos. Ele começou sua jornada no atletismo motivado por seu tio Marcos Agripino que é apaixonado por corridas. Apesar de ter perdido totalmente a visão, ele persistiu, treinando no estacionamento da empresa onde trabalhava como faxineiro.
Sua trajetória mudou ao conhecer projetos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Neide Santos, do projeto Vida Corrida, e Carlos Gamboa, do Atletismo Para Todos, o incentivaram a participar de corridas profissionais. Desde então, Júlio compete no mais alto nível, conquistando medalhas de ouro e prata em campeonatos mundiais.
Importância do UNASP
“Quando comecei a treinar no projeto Atletismo para Todos, no UNASP, recebi um incentivo essencial. Mesmo enfrentando rejeição em casa, encontrei apoio e acreditaram em mim,” conta.
Ele também destaca a importância do suporte que recebeu na instituição, utilizando a pista de atletismo do campus e contando com a assessoria dos professores Tadeu Magaldi e Leonardo Tavares durante os treinamentos.
Tadeu e Leonardo são professores do curso de Educação Física do UNASP campus São Paulo, que realiza o projeto de extensão de atletismo para pessoas com deficiência visual.
Preparação para a disputa
Para manter-se como atleta de alto rendimento, Júlio segue uma rotina rigorosa de cuidados com a saúde, incluindo consultas médicas, fisioterapia e uma dieta balanceada. “A parte mais importante é o sono. Durmo cedo e acordo às 5h da manhã. A suplementação também me ajuda a atingir os objetivos,” explica.
Com expectativas elevadas para os Jogos Paralímpicos em Paris, Júlio está confiante, graças ao trabalho psicológico e aos intensos treinamentos diários. Ele compartilha uma mensagem inspiradora para outros atletas: “Se você tem um sonho, não importa as dificuldades. Levanta a cabeça e vai pra luta.”