Colégio UNASP inicia período de matrículas com o evento “Escolhidos para Transformar”
O programa marcou o início das matrículas com palestras, atividades interativas e novidades para o próximo ano letivo.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP deu início ao período de matrículas para 2025 com o evento “Escolhidos para Transformar” na última semana de julho. O evento reuniu orientadores, coordenadores, vice-diretores, secretárias, pastores, diretores e toda a equipe administrativa do departamento de educação do UNASP, a fim de compartilhar as inovações e preparar todos para o novo ano letivo. A programação incluiu palestras motivacionais e técnicas, atividades interativas e espirituais, além da apresentação de novidades que visam enriquecer a experiência educacional dos alunos.
Escolhidos para Transformar
A semana começou com o início de um novo projeto focado na prevenção da violência e promoção da convivência ética nas escolas. Este ciclo formativo, que se estenderá de junho a dezembro de 2024, visa criar protocolos e documentos para enfrentar situações de crise, como o bullying. A nova fase segue o encerramento de um projeto anterior que abordou aspectos emocionais e comportamentais das equipes, preparando o campus para uma abordagem mais robusta e estruturada em questões de convivência e segurança escolar.
A transição do tema “Ouse pedir Mais” de 2024 para 2025 foi marcada pela revelação das metas para o próximo ano letivo. O evento de lançamento de matrículas, realizado na última terça-feira (30), detalhou as metas de expansão planejadas para cada unidade escolar, destacando o compromisso em promover transformações significativas na vida dos alunos. “O nosso foco está tanto no crescimento acadêmico, quanto no desenvolvimento espiritual dos alunos. Essa é a nossa missão e Deus continua nos abençoando”, afirma a coordenadora pedagógica do Colégio UNASP, Luciane Ferro.
Durante cinco dias, a escola promoveu a dinâmica do “vaso restaurado”, que envolveu a coleta e reflexão sobre fragmentos de vasos quebrados. Esse processo simbolizou a aceitação das imperfeições e a busca por cura, além de proporcionar aos participantes uma experiência de autoconhecimento e renovação espiritual.
Em uma de suas participações no programa, o Vice-Reitor da Educação Básica do UNASP, Henrique Romaneli, destacou a importância da integração entre os aspectos acadêmico e espiritual no processo educativo. Ele compartilhou palavras de encorajamento e reflexão, reforçando a ideia de que, assim como os vasos, cada indivíduo está em constante processo de crescimento e transformação.
No retorno dos professores, em 31 de julho, uma série de palestras foram ministradas, abordando o impacto e oportunidades da inteligência artificial na educação. O professor doutor Francislê Neri discutiu a integração da IA com princípios educacionais e espirituais, enquanto Rogério Amancio, gerente de estratégias de tecnologia da Microsoft, apresentou ferramentas tecnológicas para otimizar o ensino. Para finalizar a semana de aprendizado, o professor Moisés Sanches Júnior propôs uma análise sobre as diferenças entre inteligência artificial, natural e sobrenatural.
Objetivos para 2025
O tema “Escolhidos para Transformar” reflete os valores e a missão da instituição para 2025, focando na formação de alunos capacitados para enfrentar os desafios do futuro com criatividade e resiliência. Para o vice-diretor do Ensino Fundamental I da unidade São Paulo, Ronadab Wagemmacher, o encontro proporcionou uma nova perspectiva sobre a gestão escolar, revelando um aprendizado significativo de maneira criativa e, sobretudo, espiritual.
“Nosso objetivo é não apenas crescer em quantidade, mas também em qualidade, garantindo que cada novo aluno se sinta parte integrante da nossa comunidade educativa e conheça a Jesus, tendo-o como seu melhor amigo”, complementa.
O Colégio UNASP está se preparando para receber os novos alunos com uma série de iniciativas focadas na integração e no bem-estar dos estudantes. Entre as ações planejadas, destacam-se eventos de boas-vindas, dinâmicas de integração que facilitam a criação de vínculos entre novos e antigos alunos. “A instituição busca a formação integral dos estudantes, combinando qualidade acadêmica com desenvolvimento espiritual, físico e social, assegurando uma educação completa e equilibrada”, pontua a orientadora do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, Jéssica Florêncio.