Colégio UNASP inicia semestre com a quinquagésima edição do OlimpIASP
A programação reuniu os alunos do Ensino Médio para competirem em diferentes modalidades esportivas.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, promoveu a quinquagésima edição do OlimpIASP nesta semana. A edição foi dividida em três partes: a primeira, de 22 a 25 de julho, contou com a participação dos alunos do sexto e sétimo ano; a segunda, de 25 a 28 de julho, foi destinada aos alunos do oitavo e nono ano. A terceira e última parte do evento esportivo, voltada para os alunos do Ensino Médio, ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto.
A programação incluiu uma noite de abertura, realizada na noite de sábado (10). Durante o evento, houve apresentações das turmas, da turma de ginástica da Atlética UNASP Tigers e do mascote oficial, chamado Nelson. Além disso, os alunos formandos, funcionários e ex-alunos do campus se reuniram para jogar algumas partidas de basquete. Em média, participaram do evento 700 alunos do Ensino Médio. Entre as modalidades esportivas disputadas, destacaram-se vôlei, basquete, futsal e handebol.
A quinquagésima edição
Há cinquenta anos atrás, inspirados pela filosofia Adventista do Sétimo Dia e pelo sucesso do modelo de internato, os administradores e professores decidiram criar um evento que unisse o corpo e a mente: as Olimpíadas do campus. Esse evento pioneiro, que começou como um simples incentivo à prática de esportes e ao uso das instalações do campus, evoluiu com o tempo e se tornou o tradicional OlimpIASP.
Mesmo décadas depois, o objetivo é mesmo: incentivar a prática de esporte entre os alunos. Segundo Rafael Vargas, professor e um dos organizadores do evento, o maior valor do OlimpIASP reside na integração entre as turmas, alcançada por meio da prática esportiva, tanto coletiva quanto individual. “O que torna o evento tão querido pelos alunos é a oportunidade de se dedicar ao esporte por quatro dias intensos, interagir e cooperar com colegas de diferentes salas, trabalhar em equipe, desfrutar de momentos de lazer e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde”, pontua.
Comemorando sua quinquagésima edição, o OlimpIASP trouxe várias novidades: um novo mascote, mesa de jurados para avaliar as apresentações das turmas durante a abertura do evento, vídeos especiais para marcar a ocasião, a participação de ex-alunos na cerimônia de abertura e medalhas comemorativas. “O apoio de diversos departamentos do UNASP foi fundamental para garantir o sucesso do evento”, agradece o organizador.
As experiências
Vitor Rodrigues, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, participou do OlimpIASP e descreveu o evento como dinâmico e desafiador, observando que “os participantes têm se destacado em todas as modalidades.” Apesar de sua turma não ter conquistado medalhas até o fim do campeonato, ele permaneceu confiante de que “o dia do ouro” chegaria.
A formanda Eduarda Frank, destacou o quanto o OlimpIASP tem sido divertido e como ele contribuiu para fortalecer ainda mais união de sua sala. “Apesar de alguns imprevistos, a competição estava acirrada e a motivação para conquistar o troféu era forte”, pontua. Sobre sua última participação no evento, ela reconheceu que a despedida traz um sentimento de tristeza, pois é um programa aguardado com grande expectativa todos os anos. “O OlimpIASP é uma experiência inesquecível e fico feliz por ter participado desta tradição”, conclui.