Colégio UNASP fortalece presença familiar com a Escola de Pais
A iniciativa busca reforçar a colaboração entre pais e escola para promover um ambiente educativo mais integrado e seguro.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, promoveu uma nova edição da Escola de Pais ontem (12). A programação reuniu pais e responsáveis para discutir a importância da participação familiar no ambiente escolar e oferecer orientações sobre a educação dos filhos.
Ao longo da programação, os participantes receberam o Almanaque da Família, participaram de um Momento de Reflexão conduzido pelo pastor Euáleff Bruno, apreciaram apresentações musicais do grupo Tom Jovem e do Coral UNASPinho – composto por alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental I – e assistiram a uma palestra sobre os desafios contemporâneos na educação.
Escola de Pais
A escola é um dos espaços mais importantes para o desenvolvimento social e intelectual, desde a infância até a juventude. Uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelou que alunos com maior presença dos pais na vida escolar apresentam um desempenho superior. Na disciplina de ciências, por exemplo, a média dos estudantes com acompanhamento familiar foi de 414 pontos, enquanto aqueles com menor influência da família alcançaram uma média de 357 pontos.
Com o intuito de garantir a qualidade desse processo educacional, a Escola de Pais foi desenvolvida para oferecer suporte e orientação aos responsáveis na educação de seus filhos. A diretora Eleci Leme afirma que, diante de um contexto cada vez mais desafiador, marcado por mudanças sociais, culturais e tecnológicas, o programa se propõe a fornecer ferramentas e insights práticos que ajudem os pais a enfrentar as incertezas e complexidades da criação de crianças e adolescentes.
“O programa visa fortalecer os laços entre pais e filhos, promovendo uma educação baseada no diálogo, respeito mútuo e compreensão”, pontua a diretora. Além disso, participar da oficina permite que os pais não adquiram conhecimento teórico, mas também reflitam sobre suas práticas diárias, compartilhem experiências e desenvolvam uma rede de apoio com outros pais. Segundo ela, o objetivo final é capacitar os responsáveis para criarem um ambiente que favoreça o crescimento integral dos estudantes.
Edição de 2024
O destaque da noite foi a palestra ministrada por Darlene Knoener, doutora e mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Intitulada “Os Problemas de Convivência Presenciais e Virtuais”, a apresentação abordou o papel da família na prevenção e intervenção de questões relacionadas a violências que afetam a qualidade das relações entre crianças e adolescentes, tanto na escola quanto fora dela.
Segundo Darlene, é essencial que pais e responsáveis se envolvam ativamente nas propostas pedagógicas da escola e participem da construção de uma cultura onde “tudo seja resolvido por meio do diálogo claro, verdadeiro e respeitoso”. A colaboração eficaz inclui a participação nas reuniões escolares, o diálogo sobre regras e o acompanhamento das propostas voltadas ao desenvolvimento acadêmico, afetivo e social dos alunos.
O papel dos pais na educação dos filhos é essencial e vai além do conteúdo acadêmico. Eles são os primeiros responsáveis para ensinar valores, habilidades sociais e emocionais, caráter e a visão de mundo das crianças. Com base nessa importância, segundo o diretor Eduardo Neto, a equipe administrativa escolar buscará expandir a Escola de Pais e facilitar o acesso às orientações, visando atender, cada vez mais, um número maior de famílias. “Além de flexibilizar os horários, desejamos diversificar os temas abordados, dando ênfase a questões e desafios atuais”, finaliza.