Notas Formatura

Alunos de Arquitetura e Urbanismo se formam no Dia do Arquiteto

Evento destaca superação, gratidão e os princípios que guiarão a trajetória dos novos arquitetos.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Theillyson Lima

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP campus Engenheiro Coelho celebraram hoje (15) a tão aguardada conclusão da graduação. Em uma cerimônia marcada por momentos de emoção, a formatura representou o encerramento de um ciclo de dedicação e superação, além do início de novas oportunidades no mercado de trabalho.

A coordenadora do curso, professora Mayara Christy, destacou a formatura como o culminar de um grande esforço. “A formatura do UNASP é um momento especial, o coroamento de uma grande conquista. Fazer uma graduação não é fácil, e celebrar o fim dessa jornada é muito merecido”, afirmou. Ela também enfatizou a importância de reconhecer o apoio de todos que contribuíram para a realização dessa conquista: “Ninguém faz nada sozinho, e reconhecer isso é fundamental”, completou.

Mayara também reforça que a graduação não é apenas a conquista de um diploma, mas a consolidação de princípios que acompanharão os novos arquitetos ao longo de suas vidas. “Os valores aprendidos na graduação farão diferença em todos os aspectos da vida, não apenas na vida profissional”, comentou.

Atravessando fronteiras 

Vinda da Bolívia sem conhecimento prévio do idioma português, a formanda Shabetai Antonio precisou superar barreiras linguísticas para se adaptar ao ambiente universitário e ao curso que exige habilidades de comunicação e apresentação de projetos.

“No curso de Arquitetura, você tem que falar quando faz o projeto. Se você não fala, é como se não tivesse feito nada”, explica.

Apesar das dificuldades, com o tempo ela conseguiu se adaptar. A estudante enfrentou apresentações e entregas desafiadoras, aprimorando sua fluência e habilidade de se expressar no idioma. Agora, ao olhar para trás, ela reflete sobre os anos de dedicação que a levaram até o momento da formatura. “É incrível, sabe? A sensação que você tem quando termina todo o curso depois de tanta luta”, finaliza.

Mais que construção 

Mateus Santos o orador dos formandos de arquitetura contou de uma forma poética um pouco da história desses cinco anos de curso cheio de desafios. Entre rimas e palavras emocionadas, Matheus deseja para os novos arquitetos: “Construir com beleza e firmeza, criatividade sem fim”.

Ele finaliza ponderando que arquitetura é mais que construção,é o olhar crítico que não vê somente prédios. “Arquitetos de verdade enfrentando a vida”, finaliza Mateus se direcionando aos seus colegas.

Uma mensagem de inspiração e propósito

No discurso emocionante da Mestra Marjorie Martini, paraninfa da oitava turma de formandos em Arquitetura  trouxe reflexões profundas sobre os desafios da profissão e da vida. 

Marjorie contou do paralelo entre arquitetura e a vida, refletindo sobre os altos e baixos de ambas:“Assim como na vida, um projeto nunca está completo no primeiro rascunho. Ele precisa de revisão, de colaboração, para alcançar seu verdadeiro potencial. E, como em toda construção, sem uma base sólida, nada se sustenta”.

“Vocês não estão aqui apenas para funcionar, mas para encontrar um significado. Busquem construir com propósito e alma, porque é isso que dá sentido ao que criamos”, desejando no  Dia Nacional do Arquiteto.

O evento encerrou com palavras de motivação, que lembraram aos formandos que a formatura marca o início de uma jornada de aprendizado contínuo e dedicação.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais