Notas Formatura

UNASP forma nova geração de publicitários resilientes e criativos

Alunos celebram o fim de um ciclo marcado pela criatividade, apoio docente e experiências práticas na agência experimental.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP celebrou a formatura do curso de Publicidade e Propaganda nesta tarde (15), no Auditório Arlete Afonso. O evento reuniu familiares, amigos e professores para prestigiar os novos publicitários, que agora se preparam para os desafios do mercado de trabalho. O momento foi celebrado com discursos emocionantes, homenagens e a tradicional entrega de diplomas.

Para o coordenador do curso, Helder Melo, a formatura representa o encerramento de uma etapa e o início de uma jornada profissional. “Muitos dos formandos já estão inseridos no mercado de trabalho, mesmo diante das dificuldades recentes causadas pelo fechamento de empresas”, explica. Ele ressaltou que a formação oferecida pelo UNASP, com uma combinação de experiências práticas e teóricas, têm garantido a boa acessibilidade dos alunos no mercado. “É mais uma turma consolidada com a marca que o curso carrega, reconhecida pela qualidade e competência”, descobriu.

A formatura como um símbolo de superação

Jefferson Pereira Lima encontrou na formatura do curso de Publicidade e Propaganda a realização de um sonho que começou na infância. Natural de Campinas e criado em Hortolândia, ele relembra como sua curiosidade pela dublagem e sua paixão por palavras moldaram sua percepção do mundo. “Ser introvertido me permitiu enxergar o mundo de outro modo. Aprendi muito com filmes, músicas, livros e poemas, o que, de certa forma, me trouxe até aqui”, compartilha Jefferson, que enfrentou diversas mudanças de rota até descobrir sua vocação na área.

A formatura, segundo ele, representa a conclusão de uma etapa. É a superação de desafios pessoais, como a decisão de trancar um curso anterior e recomeçar aos 32 anos. “Entendi que os quatro anos passariam de qualquer jeito, então decidi vivê-los de forma produtiva. Hoje, percebi que estavam certos quando diziam: ‘Ah, não se preocupe, passa rápido’”, reflete.

Durante o curso, Jefferson enfrentou grandes desafios, como o período da pandemia, que transformou a rotina acadêmica. “Foi angustiante passar o dia todo em frente ao computador, ver uma sala de aula no Zoom sem conexão real entre as pessoas. Mas esse período trouxe uma lição valiosa: a resiliência”, relembra. Ele também destaca o impacto de amizades verdadeiras, como no quarto semestre, quando ajudou um amigo próximo em um momento delicado, mesmo que isso lhe custasse noites de estudo e algumas disciplinas.

Jefferson reconhece o papel dos professores e coordenadores na sua jornada, ressaltando a atenção e o suporte que recebeu ao longo dos anos. Agora, com o diploma em mãos, ele planeja se especializar em áreas específicas da publicidade, enquanto continua aprendendo com o mercado de trabalho. Como conselho aos novos estudantes, ele enfatiza a importância de se conectar ao mundo. “Atente-se às tendências, mas vá além das redes sociais. Consuma livros, filmes, séries e podcasts. Tudo isso gera ideias e inspirações”, informa.

Inovação e transformação

A turma formanda de Publicidade e Propaganda marcou a trajetória docente de Suzie Signori. Professora de Movimentos Artísticos e Culturais e Linguagem Fotográfica em semestres anteriores, ela destaca o progresso único de cada aluno ao longo do curso. “Alguns mais poéticos, sensíveis, outros conceituais, estratégicos, e ainda aqueles com uma capacidade oratória que exala empatia”, reflete. A docente ressalta a coragem dos estudantes em abraçar o novo e se arriscar em propostas desafiadoras que ampliaram suas habilidades criativas e profissionais.

Entre os momentos mais especiais, Suzie relembra suas primeiras aulas de Linguagem Fotográfica. “Cada roda de partilha e leitura de imagem era uma descoberta, uma construção do olhar comunicativo e da narrativa pessoal de cada um”, conta. Para ela, os alunos mostraram determinação e autenticidade em cada etapa do curso. Em suas palavras finais aos formandos, Suzie os incentiva a se manterem ousados, íntegros e éticos, sempre fiéis à sua essência.

A constante evolução da área de publicidade e propaganda exige inovação e atualização, e o curso do UNASP busca acompanhar essas mudanças. Segundo o coordenador Helder Melo, a dinâmica do curso, intensificada pela tecnologia, é refletida na formação oferecida aos alunos, que combina metodologias modernas trazidas por professores atuantes no mercado e adaptações constantes nas matrizes curriculares.

Outro diferencial do curso é a agência experimental, chamada de Groove, que opera dentro do campus e oferece aos alunos uma experiência prática no mercado. Funcionando como uma agência real, mas atendendo exclusivamente instituições sem fins lucrativos, a Groove permite que os estudantes desenvolvam habilidades em áreas como atendimento, criação, gestão de mídias sociais e planejamento. “Com equipamentos de ponta, como câmeras e computadores com pacote Adobe, a agência prepara nossos alunos para entrar no mercado com excelência”, pontua Melo.

Encerrando a cerimônia, o diretor-geral Henrique Romaneli destacou a essência espiritual que permeia o UNASP, relembrando aos formandos três ensinamentos fundamentais: Deus é o Criador, seu amor é incondicional, e Ele voltará. Romanelli enfatizou o compromisso da instituição com a formação não apenas acadêmica, mas também humana e espiritual. Além disso, deixou um apelo para que, enquanto aguardam esse reencontro celestial, os formandos sigam transformando vidas, assim como foram transformados por seus professores durante os anos de curso.

Veja mais