UNASP campus São Paulo comemora formatura dos alunos de Psicologia
A conexão dos alunos com a instituição torna este momento ainda mais especial e emocionante.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo
O curso de Psicologia do UNASP celebrou a formatura dos alunos do campus São Paulo neste domingo (15). A cerimônia começou com a entrada dos formandos, foi marcada por discursos emocionantes e seguiu com o juramento de compromisso à profissão.
O sentimento da formatura é de dever cumprido, tanto dos alunos quanto das famílias e do UNASP enquanto instituição. “Vocês chegaram até aqui com esforço e dedicação e todos nós estamos torcendo pelo progresso de cada um de vocês”, afirma a professora Vivian Araujo, paraninfa da turma em discurso.
Os oradores da turma, Ingrid Ortiz e Fábio Silva, se emocionaram ao refletir sobre a conquista de um sonho que parecia distante. “Nosso caminho até aqui não foi apenas sobre aprender teorias, mas sobre enxergar o mundo e a nós mesmos com novos olhos”, afirmaram.
Tradição de berço
A aluna formanda Isabelly Paiva conhece o UNASP desde criança e, assim que concluiu o ensino médio, já sabia que gostaria de estudar psicologia. Por isso, decidiu visitar o campus para entender como funcionava o processo seletivo. “Fui muito bem atendida e por coincidência, a atendente era graduanda no curso de psicologia. Ela me explicou tudo sobre o curso e eu fiquei ainda mais interessada. Então fiz a inscrição, o vestibular e a minha matrícula, todos no mesmo dia”, relembra.
Outra trajetória é de Maria Eduarda Doreto, que concluiu o Ensino Médio em uma escola Adventista no interior de São Paulo e decidiu se mudar para a capital para estudar no UNASP. No entanto, seu caminho foi repleto de desafios. “Fiquei desempregada, precisei trancar a faculdade e só depois retomei meus estudos. Mas acredito que tudo isso foi pensado por Deus, pois tive a oportunidade de recomeçar em outra turma e conhecer pessoas incríveis ao longo do processo”, reflete.
A professora relembra que essa turma enfrentou um intenso processo de adaptação devido à pandemia. Os alunos tiveram apenas algumas semanas de aulas presenciais no início do ano, e, em seguida, tudo mudou. “Isso também foi uma conquista, porque eles desenvolveram a habilidade de se adaptar às situações completamente fora do esperado e, apesar disso, concluíram a formação de forma muito satisfatória”, destaca
Sonhos concretizados e futuro à espera
Para a formanda Isabelly, o momento da formatura ainda parece irreal. “Estava muito ansiosa e sonhei muito com a conclusão do curso. Agora, que tudo aconteceu, percebo que foi muito melhor do que tudo que planejava”, conta.
Já Maria Eduarda, sente um misto de emoções: alegria pela conquista alcançada diante dos desafios, mas também tristeza pelo fim de uma fase e uma certa expectativa quanto ao futuro.
Para o próximo ano, as alunas têm a intenção de ganhar mais experiência como psicólogas, mas também almejam se especializar por meio de um mestrado e pós-graduações. Após isso, desejam lecionar sobre os temas que estudaram e abrir um espaço para atendimentos.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.