Alunos dos cursos de Pedagogia, Tradutor e Intérprete e Letras comemoram formatura
Cerimônia simboliza a conquista de anos de dedicação e os desafios superados ao longo da trajetória.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Theillyson Lima
A cerimônia de colação de grau do UNASP campus Engenheiro Coelho, realizada neste domingo (15), não foi apenas um momento de celebração, mas também de muitos desafios superados. Formandos dos cursos de Letras, Pedagogia e Tradutor e Intérprete relembraram as dificuldades e vitórias que marcaram sua jornada, destacando o apoio de familiares e a preparação acadêmica que receberam na instituição.
Neste ano, durante o ENADE, três alunos se destacaram ao conquistarem os primeiros lugares em seus cursos. A aluna Juliana de Santana Caetano ficou em primeiro lugar em Pedagogia e Beatriz Batista Pitaluga Coimbra Bueno obteve a melhor performance no curso de Letras.
Excelência acadêmica
Para Creriane Lima, coordenadora dos cursos de Letras (Português e Inglês) e Tradutor e Intérprete, a turma de 2024 enfrentou um cenário difícil logo no início de sua trajetória acadêmica, devido às incertezas e adaptações ao ensino remoto. “Apesar dos desafios, os alunos superaram as mudanças nas metodologias de ensino e alcançaram um feito importante que foi a avaliação do Ministério da Educação de 2024, onde a turma obteve nota máxima em todos os indicadores”, explica.
Segundo ela, os alunos levam consigo três pilares essenciais em sua formação: “moral e espiritual, acadêmica e profissional, além dos valores comunitários e de serviço.”
Enquanto isso, a coordenadora do curso de Pedagogia, Lucienne Dorneles, destacou que a formatura é um momento de celebrar a conquista de anos de esforço e dedicação. Ela lembrou que, no UNASP, a experiência dos alunos é enriquecida por valores espirituais, uma convivência cultural diversa, aulas práticas e professores altamente qualificados. “Os formandos saem preparados para enfrentar o mundo profissional com empatia, solidariedade e um forte compromisso com a construção de um mundo melhor”, afirmou.
Histórias de superação dos formandos
Entre os formandos, Drielle Silva, do curso de Tradutor e Intérprete, compartilha sua jornada desafiadora, especialmente a dificuldade de equilibrar trabalho e estudos. “Houve momentos em que o cansaço parecia insuperável, mas consegui superar isso com organização, determinação e apoio de minha família e amigos”, contou Drielle.
Para Drielle, a formatura é a realização de um sonho e a concretização de anos de esforço e dedicação. Ela se sente preparada para o mercado de trabalho e confiante em sua profissão. “Essa formatura é um marco que abre portas para novas oportunidades e me permite exercer minha profissão com mais confiança e preparo”, finaliza.
Jully Grazielle, formanda do curso de Pedagogia, compartilha a sua trajetória de superação que tem emocionado todos ao seu redor. Ela é a primeira da sua família a conquistar o diploma de ensino superior, após superar inúmeros desafios. Criada em uma família com dez filhos, Jully relata que nenhum dos seus irmãos concluiu o ensino médio ou fundamental. Ela, no entanto, foi a primeira a finalizar o ensino médio e, hoje, celebra a conquista de se formar na faculdade.
“Foi uma conquista muito pessoal para mim, especialmente porque pude dar à minha mãe o presente de vê-la com uma filha formada. Isso representa uma grande vitória, principalmente para ela, que nunca imaginou que isso seria possível”,completa. Para ela, a formatura não é apenas um diploma, mas a concretização de um sonho que parecia distante, fora de sua realidade.
Com uma cerimônia repleta de emoção, os formandos celebraram o encerramento de uma fase importante de suas vidas, prontos para enfrentar novos momentos e contribuir de forma significativa para suas áreas de atuação.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.