Acontece no UNASP

Alunas do Colégio UNASP conquistam o terceiro lugar no tênis de mesa sub-14 do JEESP

A unidade Engenheiro Coelho já soma quatro anos no pódio desta categoria de tênis de mesa nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

Texto: Gabrielle Ramos

O Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho, conquistou pela quarta vez o pódio na categoria sub-14 de tênis de mesa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Entre os dias 22 e 28 de agosto, as equipes masculina e feminina competiram em Águas de Lindóia (SP).

Alunas do UNASP celebram no pódio ao lado de outras competidoras. Foto: Arquivo pessoal.

O JEESP é uma das maiores competições esportivas escolares do país e reúne estudantes do ensino fundamental e médio de todo o estado. De acordo com o professor e treinador Walter Quiaper, a disputa foi bastante acirrada, com a participação de 13 escolas na categoria feminina e 15 na masculina. “Essa conquista representa o resultado de um longo trabalho e espero continuar tendo bons resultados nos próximos anos”, afirma.

Percurso até o pódio

A equipe feminina da Atlética Roosters do UNASP entrou na competição com vantagem, sendo cabeça de chave do grupo C. Na fase de grupos, garantiu duas vitórias por 3×0 e se classificou em primeiro lugar. Nas quartas de final, disputadas na terça-feira (22), repetiu o placar de 3×0. Já na semifinal, no dia seguinte, foi superada por 1×3.

Para as estudantes Rebeca Tresoldi e Giulia Bueno, o jogo mais difícil foi a semifinal. “Fiz o meu melhor, e todas as meninas do time me apoiaram, me motivaram e me falaram para erguer a cabeça para o próximo jogo, o que me ajudou muito”, conta Giulia.

Na disputa pelo bronze, realizada na quinta-feira (28), a equipe venceu o primeiro jogo por 3×0, perdeu o segundo por 2×3, mas se recuperou nas duplas com vitória por 3×2 e confirmou o pódio ao fechar o último jogo em 3×0. Com esse desempenho, conquistou a medalha de bronze na categoria sub-14 de tênis de mesa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

Rebeca Tresoldi, aluna do 9º ano, conta que foi incrível vivenciar essa conquista com a equipe, pois pôde perceber como conseguiram superar diversos desafios até alcançar esse resultado em uma competição tão importante.

Tênis de mesa e aprendizado

A equipe masculina disputou três jogos na fase de grupos. Um deles, inicialmente marcado para sábado, foi transferido para domingo e diferente da equipe feminina, não entrou como cabeça de chave. Mesmo assim, enfrentou partidas difíceis e venceu todas, garantindo a primeira colocação e a vaga nas quartas de final. Na fase eliminatória, acabou sendo superada e finalizou a competição em sexto lugar no estado.

Walter explica que a equipe masculina está animada para voltar no próximo ano e jogar novamente. “É importante aprender a lidar com vitórias e derrotas no esporte para se preparar para essas situações na vida”, garante.

Os jogos são disputados por equipes de três a quatro atletas por naipe. Cada confronto inclui dois jogos individuais e um de duplas. Para vencer, o time precisa conquistar três vitórias. Caso alguma partida seja perdida, um quarto jogo individual é realizado até que uma das equipes alcance as três vitórias necessárias.

Experiências pra Vida

Giulia Bueno, Rebeca Tresoldi, Mikaela e Mirela Felau celebram a conquista. Foto: Arquivo pessoal.

Rebeca explica que a preparação para os jogos é intensa, mesmo já estando acostumadas à rotina de treinos, que envolve tanto exercícios físicos quanto a análise das partidas dos adversários.

Mas o apoio do professor faz toda a diferença. “Ele nos incentiva sempre, nos motiva a treinar e a dar o nosso melhor, tanto nos jogos quanto nos treinos. Em cada partida, sempre falava para nunca desistirmos e colocar em prática tudo o que aprendemos”, afirma Giulia, aluna do 8º ano.

Além disso, as alunas destacam que em todas as manhãs faziam meditação e orações antes dos jogos, e depois para agradecer pelas vitórias ou pela oportunidade de participar. Elas explicam que o objetivo principal de participar do JEESP é mostrar que Deus está em primeiro lugar em suas vidas a fim de provar que é possível jogar tênis de mesa respeitando as leis de Deus e guardando o sábado.

Veja mais