Acontece no UNASP

Colégios do UNASP alcançam excelência em acreditação interna

O órgão responsável pela Educação Adventista atribuiu nota 993, 981 e 980 para as unidades Engenheiro Coelho, São Paulo e Hortolândia, respectivamente.

Texto: Gabrielle Ramos

A União Central Brasileira (UCB) da Igreja Adventista do Sétimo Dia atribuiu notas de excelência às unidades do Colégio UNASP em Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo, no processo de acreditação institucional. A avaliação, que utiliza uma escala de 0 a 1000, representa o mais alto reconhecimento interno que uma instituição adventista pode alcançar na área da educação básica. O processo analisa diferentes dimensões, que vão da qualidade pedagógica à gestão administrativa, infraestrutura e convivência escolar.

Equipe do Colégio UNASP, unidade Engenheiro Coelho, em avaliação da UCB. Foto: Arquivo pessoal

As unidades do Colégio UNASP receberam a visita de avaliadores, responsáveis por analisar todas as áreas, que atribuíram as notas 993 para a unidade Engenheiro Coelho, 981 para São Paulo e 980 para Hortolândia.

O vice-reitor para a Educação Básica tricampi e diretor do campus Hortolândia, José Prudêncio Júnior, afirma que as notas refletem a consistência e a unidade do trabalho desenvolvido em todas as unidades, o que evidencia o equilíbrio entre fé, ensino e gestão.

Muito além do ensino

A unidade Hortolândia alcançou nota máxima nas avaliações pedagógica e de capelania. Eduardo Henrique Neto, diretor do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, destaca que essa conquista é um reflexo positivo do trabalho desenvolvido.“Confirma que estamos no caminho certo, educando nossos alunos de forma mais assertiva e eficaz”, afirma.

Equipe da unidade Hortolândia participa da avaliação da UCB. Foto: AICOM

O diretor da Educação Básica da unidade Engenheiro Coelho, Júnior Sacomano, reforça que o excelente resultado é uma evidência da graça de Deus sobre a instituição. “Ele tem nos capacitado, guiado e sustentado em cada passo. Claro, houve esforço humano, mas todo resultado é fruto da direção divina que conduz a equipe pedagógica e administrativa em suas responsabilidades diárias”, garante.

Segundo o diretor geral do UNASP campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, o resultado também dialoga diretamente com os demais níveis de ensino, especialmente com o Ensino Superior, por meio de feiras de profissões, aulas especiais e outros programas educacionais que promovem integração entre os diferentes níveis. “Isso reforça a ideia de que o UNASP funciona de maneira articulada e colaborativa em todos os níveis educacionais, inclusive, esse ponto foi um destaque na avaliação”, comenta.

Os líderes ressaltam ainda que a avaliação fortalece a confiança das famílias e da comunidade, ao mostrar o comprometimento do UNASP com uma educação de qualidade, pautada nos princípios da filosofia da Educação Adventista e no cuidado integral dos alunos.

Excelência na missão

Prudêncio explica que avaliações como essas auxiliam na identificação de pontos fortes e áreas a aprimorar. “Isso ajuda a ajustar os rumos para que o UNASP cresça com qualidade e permaneça fiel à sua identidade”, afirma.

Colaboradores da unidade São Paulo participaram da avaliação da UCB. Foto: AICOM

Além disso, os diretores destacam que o resultado motiva os colégios a manter o padrão elevado alcançado e a avançar ainda mais, investindo em inovação, formação de professores e no fortalecimento da missão, que é a excelência.

Esse compromisso é guiado pelo princípio de que tudo feito no UNASP é para Deus, o qual reflete não apenas nos resultados institucionais, mas também no perfil dos alunos. “Preparamos cidadãos que farão a diferença na sociedade e no Reino de Deus, e isso começa na educação básica, passando pelo ensino médio e chegando até a faculdade”, destaca Ferri.

Acreditação

A acreditação é um selo institucional concedido pela Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trata-se de uma certificação interna que avalia a manutenção da identidade, dos princípios e da filosofia educacional, a fim de preservar os valores e a excelência pedagógica.

Todas as unidades da Educação Adventista passam pelo processo de acreditação, que utiliza 76 critérios divididos em cinco dimensões. De acordo com o desempenho avaliado, as instituições que não atingirem os padrões estabelecidos podem ser desacreditadas, perdendo o reconhecimento como instituições adventistas pela Conferência Geral.

Os colégios que obtêm pontuações de destaque são registrados no Yearbook da Conferência Geral como instituições adventistas acreditadas, reconhecimento que reforça a qualidade educacional oferecida pelas unidades.

Veja mais