Vida no Campus

Cursos de Sistemas de Informação e Pedagogia firmam parceria com Secretaria de Educação do município

Prefeitura pretende investir em tecnologia e firma parceria com Unasp-Ht para formação de professores.

Texto: Redação

A Secretaria da Educação do município de Hortolândia iniciou parceria com os cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação do Unasp-Ht. O projeto visa estreitar relações para que, com a ajuda do corpo docente do campus, sejam oferecidos cursos de formação continuada aos professores da rede municipal de ensino. O objetivo final é preparar educadores para introduzir tecnologia na sala de aula. O primeiro passo da parceria aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de junho, no 1º Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pela prefeitura e realizado no auditório Arlete Afonso, do Unasp-Ht.

Segundo o diretor do departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria da Educação, Felipe dos Santos Neto, trazer o evento para o Unasp foi algo intencional, para que seja o princípio das propostas e discussões. “Queremos que a parceria ocorra tanto na parte da formação dos professores, como na inclusão de uma incubadora de startups na rede municipal, assim valorizamos o trabalho de alunos, professores e comunidade. A tecnologia é na verdade um pano de fundo para uma proposta da escola em tempo integral, uma nova educação e novos projetos que a gente pretende trazer para a rede municipal, ainda nesse ano”, informou o diretor.

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, ressaltou que pela história de sucesso do Unasp-Ht, é oportuno ter essa marca educacional como referência no sistema educacional da cidade. “O Unasp foi a origem da cidade, traz uma marca para a cidade de qualidade, de competência, de seriedade, no desenvolvimento educacional e formação de pessoas. Nós queremos que a educação de Hortolândia se aproxime do modelo de educação feito pelo Unasp. Que além da parte técnica, tem a parte emocional, a parte espiritual, que congrega uma educação que serve de modelo para toda a região”.

Programação do Seminário

A programação aconteceu à noite, com diferentes temas e convidados:

Palestrantes: Dr. José Armando Valente, Alan Dantas e Dr. Gabriel Chalita

Palestrantes: mestre Carolina Difilippi, Célia Regina Lara e Alan Morais.

Durante sua apresentação, o jornalista e palestrante convidado, Caco Barcellos, desafiou os presentes a reinventarem o processo educacional, contando e valorizando a história de vida da maioria da população. “Qualquer plataforma quer conteúdo e precisa de autores, faz falta, o que vemos é uma repetição de conteúdos, por ausência de autores. Agora é um bom momento para quem é jovem, criativo e quer mostrar algo diferente, de preferência, o que ninguém retrata”, explicou Barcellos.

Para a diretora de escola do município, Aurineide Gouveia, que não faltou em nenhum dia do Seminário, o evento demonstra que a prefeitura quer melhorias e mudanças na educação do município. “A iniciativa do evento foi excelente e contribuiu para o cotidiano do dia a dia escolar. A tecnologia na escola é algo novo, e Hortolândia tem investido, trazendo seminários e propondo mudanças e parcerias. A gente percebe a boa vontade da prefeitura, então penso que é um começo”, concluiu Aurineide.

Veja mais