Reitor do Unasp é o novo membro da Comissão Assessora da CAPES
O Reitor do UNASP, Dr. Martin Kuhn, foi nomeado o mais novo membro da Comissão Assessora da Capes. Comissão assessora diretamente a presidência da Capes.
Texto: Mairon Hothon
Foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira, 30/06, a nomeação do reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Dr. Martin Kuhn, como membro da Comissão Assessora da CAPES. A comissão é formada por docentes e especialistas de todo o país que representam as grandes áreas do conhecimento no Brasil, que são as Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas, da Terra, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.
De caráter permanente, a Comissão Assessora é responsável por analisar o mérito dos recursos das decisões que o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) realiza e emitir um parecer sobre isso, a fim de auxiliar a decisão final do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ou seja, a Comissão Assessora é a que avalia os pareceres e recursos referentes a autorizações e reconhecimento dos programas de Mestrado e Doutorado no Brasil
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) é o órgão da CAPES responsável pela análise de propostas de novos cursos de pós-graduação stricto sensu e atribuição de notas desses cursos além de acompanhar os programas executados pela própria Coordenação.
Esta é a primeira vez que um representante do UNASP participa dessa comissão. Para o reitor Martin Kuhn, essa nova responsabilidade e reconhecimento contribuem para o maior desafio do Centro Universitário: se tornar a Universidade Adventista do Brasil.
“É uma honra participar deste grupo que dentre outras responsabilidades está a de ser o revisor do CTC em processos submetidos ao Presidente da Capes em caráter de recurso. Certamente é uma grande oportunidade para o nosso UNASP ser reconhecido e aprender com vistas ao amadurecimento do stricto senso e do fortalecimento da pesquisa em nossa instituição”, afirma.
Entenda melhor sobre a Comissão Assessora da Capes
A Capes tem dois conselhos, o Superior e o Técnico Científico. O Conselho Superior, em média, se reúne três vezes ao ano e representa um olhar externo sobre a agência de fomento. Já o CTC se reúne com maior frequência e define o olhar interno da Capes, isto é, o que os representantes de área têm sobre ela.
É ele que toma a decisão final sobre a avaliação dos cursos, bem como aprova, ou recusa, propostas de novos cursos superiores de pós-graduação. O conselho também participa na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação do MEC.
Já a Comissão Assessora tem por objetivo se certificar de que existe correspondência entre o recurso e o pedido originalmente apreciado pelo CTC-ES, analisar o mérito dos pedidos de recursos das decisões do Conselho Técnico Científico no que corresponde a avaliação da Capes na proposta de curso novo (APCN) ou da avaliação quadrienal do programa de pós-graduação stricto sensu.
Por fim, a Comissão Assessora emite pareceres quanto ao mérito dos pedidos de recursos para manifestação do Conselho Superior que subsidiará decisão final do Presidente da CAPES.