UNASP promove cãoterapia para funcionários
A ideia também prevê, conforme a adesão das pessoas e adestramento dos animais, levar cães aos residenciais, para que façam parte do dia a dia dos alunos internos.
Texto: Bruno Sousa e Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima
O UNASP, campus Engenheiro Coelho, implantou um projeto chamado cãoterapia, nesta quinta-feira (2). O objetivo é tornar o local de trabalho mais descontraído, dando apoio emocional para os funcionários, e que futuramente o projeto se estenda para os demais setores de serviço.
O ambiente de trabalho muitas vezes torna-se um local estressante, e a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo nesse ambiente. Tendo isso em vista, Victor Ibraim, gerente comercial do campus Engenheiro Coelho, trouxe a ideia de introduzir cães na rotina de trabalho dos funcionários.
“Nós entendemos que era importante tornar esse espaço de trabalho o mais agradável possível, para trazer bem estar e qualidade de vida para o colaborador”, afirma Ibraim. “Pensando nisso, nós introduzimos os cães para que eles possam interagir com nossos funcionários, e com os nossos clientes. Tornando o ambiente mais agradável e melhorando nosso relacionamento”, finaliza.
A professora Christie Chadwick, do curso de Teologia, se voluntariou ao programa e estará adestrando os cães. A educadora declara qual é o objetivo de sua missão. “A minha missão aqui é a terapia, porque quando estamos perto dos animais, nós aprendemos muito com eles. Então, eu faço isso porque o bem que eles fazem a mim, eles também podem fazer em um departamento. De estar perto e trazer alegria.”
Além disso, os treinamentos serão realizados junto com os funcionários para que os mesmos aprendam a lidar com os os filhotes que vão passar a maior parte do tempo com eles. A partir desse momento, cada um dos funcionários se torna responsável pelo cuidado desses animais.
A ideia é que o projeto se estenda pelo o campus. “Tem mais dois cãezinhos que vão ser treinados para cãoterapia, e serão destinados para o setor de Psicologia, tanto para as pessoas internas quanto externas. Incluindo também o ramo da veterinária”, afirma Christie.
O casal Anthony e Mariele Baroni, que trabalham no setor comercial do UNASP, afirmam que existem muitas vantagens de ter os animais por perto. “Uma das vantagens é a distração, quando nós estamos com muitas demandas, às vezes o estresse acaba impactando no atendimento, e nós estamos aqui para atender e para servir, e eles vão nos ajudar nesse processo”, afirma Mariele.
Anthony enfatiza que isso é um diferencial para a instituição, além de ser uma alegria na vida dos funcionários. “Hoje de manhã parecia só mais um dia normal de serviço, mas quando essas duas criaturinhas chegaram, o clima mudou totalmente”, admite o colaborador.
O projeto começou no setor comercial, mas conforme os organizadores, a pretensão é que se estenda para que cada departamento tenha um animalzinho para cuidar e fazer parte do ambiente de trabalho. A ideia também prevê, conforme a adesão das pessoas e adestramento dos animais, levar cães aos residenciais, para que façam parte do dia a dia dos alunos internos.