UNASP Baby começa suas aulas no campus Hortolândia
Os bebês têm diversos momentos para se divertir e aprender
Texto: Glória Barreto
Crianças de 1 e 2 anos de idade são os mais novos alunos do UNASP campus Hortolândia. O nível que atende alunos do maternal recebeu o carinhoso nome de UNASP Baby e começou suas atividades na manhã desta quarta-feira, 09 de fevereiro.
Até o momento, o UNASP Baby tem 95 alunos matriculados em sete turmas que atendem apenas um período do dia e uma turma de período integral. As aulas do Baby incluem atividades ao ar livre, musicalização, inglês, atividades de coordenação motora e claro, a hora do soninho.
O novo serviço foi criado para atender um grupo de pais e mães que trabalham fora e tem preferência por uma instituição cristã para deixar seus filhos. Esse foi o principal motivo do empresário Fábio Gomes ter escolhido matricular seu filho Daniel, de dois anos, no UNASP Baby.
“A minha esposa é uma ex-aluna do UNASP e como este é um colégio evangélico nós acreditamos que vai nos ajudar a criar raízes de princípios cristãos em nosso filho, valores que a gente sabe que vão durar toda a vida”, contou o pai.
Período de adaptação no UNASP Baby
Para os pequenos que nunca frequentaram uma escola ou creche os primeiros dias de aula são mais difíceis e alguns choram por sentirem falta de casa. Segundo a coordenadora e orientadora do UNASP Baby, Dolores Menslin, esse desconforto é comum entre os pequenos e para que a adaptação aconteça de forma mais natural os pais precisam confiar que as crianças estarão bem atendidas na escola e transmitir essa segurança para seus filhos.
A coordenadora ainda acrescenta: “neste período inicial algumas mães estão tirando as crianças um pouquinho mais cedo da escola, isso é comum e ajuda a criança que está chegando em um lugar novo onde só tem desconhecidos. Porém, a experiência nos mostra que quanto mais tempo as crianças permanecem no horário de aula, mais rápido acontece o processo de adaptação”.
Para os pais e filhos de “primeira viagem” a escola preparou algumas dicas que podem auxiliar neste processo de adaptação.
Dicas para ajudar seu (sua) filho(a) no processo de adaptação:
- Não minta! Despeça-se tranquilamente (por mais que seu coração esteja apertado). Não diga que vai ficar ali do ladinho esperando e desapareça “do nada”. Diga que vai para casa, para o trabalho e deixe bem claro: “Filho(a), a mamãe ou o papai sempre viremos te buscar. Sempre!
- Jamais fale coisas negativas da escola ou da professora perto da criança. Os pais precisam confiar na instituição que escolheram e isso faz a criança também ter segurança do lugar que ficará.
- Não desista! Cada criança é uma criança e cada uma tem o seu tempo para adaptar-se. Respeite isso.
- Evite deixar de levar a criança nesta fase de adaptação. Para que tudo corra bem, é necessário consistência. Levar dois dias, faltar um, depois levar um e faltar no outro dia, não é bacana!
- Despedida simples e segura: explique que a escola é para crianças, que você não pode ficar, diga como ele(a) é especial e que você confia muito na professora. Dê um forte abraço, um beijinho e diga que na hora da saída estará lá.
- Pontualidade: seja pontual na entrada e na saída para que seu(sua) filho(a) não se sinta “abandonado/esquecido”.
- Se na hora que você for buscar seu filho(a) e ele estiver chorando, EVITE FALAS DO TIPO: “Por que você está chorando?? A mamãe já chegou. Não precisa mais chorar (Não façam isso) se o filho estiver chorando na hora que você for buscar, abrace-o e diga: “filho(a), a escola é tão legal, né??” “Você confia na mamãe? A mamãe escolheu uma ótima escola para você e eu confio nas professoras e nas pessoas que vão cuidar de você”.
- A criança vai precisar de uma dose extra de amor quando voltar para casa. Valorize esse momento. Dê mais amor, mais contato físico, colo, chamego… quanto mais melhor!
- Rotina escolar: se informe sobre a rotina e horários que serão utilizados na escola;
- Aplique em casa uma rotina similar: tente introduzir algumas atividades lúdicas, cantar músicas, andar em fila, prepara o lanchinho na lancheira.
- Esteja feliz: conte para seus filhos como você gostava da escola, o nome da sua professora, a cor que era o uniforme, qual sua brincadeira favorita.
- Esteja segura(o): conte para seu filho sobre a professora, se puder mostre uma foto, diga que ela é sua amiga e vai cuidar muito bem dele, que é para ele fazer novas amizades e brincar bastante.
- Sem recompensas: encoraje e faça elogios, não prometa recompensas em troca de bom comportamento.
- Pais e educadores = equipe: a segurança e credibilidade devem ser mútuas, a partir daquele momento vocês fazem parte da escola e ela faz parte da família, assim lado a lado ambos constroem o futuro da criança.
Ainda não conhece o UNASP Baby? Assista o vídeo abaixo: