Impacto Social

Festival de Missões do UNASP apresenta oportunidades para trabalho missionário

O UNASP promoveu, no último fim de semana, evento que apresentou aos alunos oportunidades disponíveis e maneiras de se candidatar a diferentes movimentos missionários.

Texto: Camylla Silva e Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

O Festival de Missões do UNASP, campus Engenheiro Coelho, reuniu diversas programações especiais durante o fim de semana de 11 a 13 de Março. O objetivo é oferecer treinamento e motivação para que os estudantes participem dos projetos missionários oferecidos pela instituição.

Festival de Missões apresentou oportunidades para estudantes.
Expo Mission foi uma parte importante da programação do festival. Foto: Álef de Leon

A programação começou com culto de sexta-feira à noite e a pregação do coordenador do Núcleo de Missões e da pastoral universitária, pastor Caio Conceição. Após o culto, os alunos internos puderam participar da Expo Mission, que aconteceu no hall da igreja e se repetiu às 16h do sábado para os participantes externos. 

No domingo o dia foi cheio, às 10h o Núcleo promoveu a aula inaugural da Escola de Missões, presencialmente no auditório da faculdade. Às 16h a pastoral, em parceria com o Núcleo de Missões e com a AFM (Adventist Frontier Missions) Brasil, promoveu a aula magna para início das atividades do projeto Speak Up. 

O evento foi encerrado no culto de domingo à noite com a apresentação das missões realizadas em janeiro deste ano e a entrevista com membros das equipes. 

Expo Mission 

A Expo Mission foi uma exposição dos projetos missionários dos quais os alunos podem participar. No hall da igreja estavam montados vários estandes com as principais informações. No estande do Núcleo de Missões os participantes poderiam conferir o processo passo a passo para cadastramento no Serviço Voluntário Adventista, assim como quais serão as próximas missões promovidas pelo Núcleo em julho de 2022 e janeiro de 2023. 

Pastor Caio Conceição foi o orador do culto de sexta-feira

A AFM também teve seu lugar reservado e explicava aos alunos o funcionamento da agência, como participar, tipos de missões promovidas, entre outras informações. Outro projeto presente na exposição foi o Atos 29, ministério evangelístico do UNASP que pausou as atividades devido à pandemia e está retornando agora com suas várias vertentes. No evento, os diretores do projeto apresentavam as frentes de atuação e faziam as inscrições dos interessados.  

Além disso, a organização montou, também, um espaço especial para o público fazer um lanchinho e tirar fotos com algumas roupas típicas de outros países.

A Expo Mission também foi o momento para a divulgação da segunda temporada do podcast Missão 24/14 que é uma produção do UNASP para explicar de forma descontraída o que é e qual é o propósito da missão, além de compartilhar testemunhos de daqueles que já foram ao campo.

Escola de Missões 

No domingo pela manhã o pastor Caio conduziu a primeira aula da Escola de Missões, apresentou os números de países não alcançados pelo evangelho de Cristo e ressaltou a importância da mobilização de jovens para esta causa.  

Ele também tirou as dúvidas dos alunos e explicou como fazer o cadastramento e o que é preciso para completá-lo.

Projeto Speak Up

A aula magna do projeto Speak Up, que aconteceu na tarde de domingo, teve como palestrante o pastor Diogo Santos, presidente da AFM Brasil. O projeto é uma iniciativa da pastoral universitária em parceria com o Núcleo de Missões e a AFM, para incentivar os alunos a estudarem outras línguas e assim se prepararem melhor para o campo missionário. 

O curso oferece aulas de inglês, espanhol, francês e libras seguindo uma vertente bíblica de ensino. As aulas são gratuitas e os professores são voluntários. 

Impacto do evento 

O reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, afirmou que o maior objetivo desse evento concentrado é gerar motivação nas pessoas, além de “mostrar que a missão é o grande projeto de Deus para a nossa vida”. 

Ele explica: “Nós damos uma dose de incentivo e depois temos um processo de capacitação, treinamento, documentação e de planejamento para as viagens, para que todos possam realizar aquilo a que foram incentivados.”

O pastor Caio Conceição frisou que “o Festival de Missões é o ponto alto do semestre a nível de voluntariado e missão, porque é quando damos os relatórios das missões passadas, lançamos iniciativas como o podcast Missão 24/14, apresentamos os projetos das próximas missões e oferecemos a preparação para o envio por meio da Escola de Missões.”

Ele ressaltou ainda a importância de relembrar aos futuros missionários o verdadeiro objetivo da missão. “Deus nos chama, devemos chegar a todas as nações da Terra levando a verdade presente” e acrescenta “a preocupação final da igreja não são missões, mas sim, adoração.”

Missionários de Plantão

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Victor Mendes, que participou da última missão organizada pelo Núcleo para Guiné Bissau, falou um pouco sobre sua experiência: “A missão mudou totalmente a minha vida, eu encontrei o sentido do por que estou vivo, sou muito grato a Cristo por participar da propagação do evangelho.” 

E diz ainda: “Sem o UNASP eu não teria conseguido ir para essa missão, mas graças a Deus, por intermédio do Núcleo de Missão pude conhecer os projetos e me interessar.”

Já para o estudante de Letras, Eduardo Flores Botton, que participou da missão de janeiro no Piauí, “missão é amor na prática, é aquela situação em que eu deixo o meu ‘eu’ de lado para voltar o meu olhar para o outro”, declara.  

E ressalta: O UNASP, como um centro universitário confessional, oferece muitas oportunidades voltadas à missão e ao voluntariado. Acredito que as influências de amigos tenham tocado em meu coração para que eu adotasse a missão como um estilo de vida.”

O UNASP está organizando novas missões para o mês de julho deste ano e para janeiro de 2023, voltadas tanto para a América do Sul quanto para outros continentes. Interessados ainda podem se inscrever na Escola de Missões, já que o módulo se repetirá no segundo semestre e se preparar para as próximas oportunidades. 

Estandes apresentaram missões para estudantes e comunidade. Foto: Fellype William

Veja mais