Semana de TCC dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo traz inovação e emoção
UNASP, campus Engenheiro Coelho, chega a semana de apresentações dos trabalhos conclusivos dos formandos.
Texto: Hellen de Freitas | Edição: Theillyson Lima
A semana de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP, campus Engenheiro Coelho, foi realizada entre os dias 7 e 10 de novembro. Nela os alunos formandos puderam apresentar os seus trabalhos para professores e alunos de forma on-line e presencial.
Essa semana é importante para os estudantes do quarto ano que estão a um passo da tão aguardada formatura. Com temas variados e únicos, indo desde a produção de livros e curtas metragens, até criações no metaverso, os TCCs deste ano trouxeram inovação e emocionaram o público com histórias tocantes.
Reality Show
Um grupo de alunos do curso de Rádio e TV, realizou a produção de um reality show intitulado ‘’A convivência’’ que tinha como objetivo promover a convivência, explorar a pluralidade das pessoas, a quebra de padrões e debater sobre pautas relevantes, pois além de ser um programa de entretenimento o grupo também queria trazer conhecimento com o casting diversificado de 10 participantes.
Jeferson Nogueira, foi o diretor do grupo e relata o sentimento de entregar o seu projeto. ‘’Me sinto com certeza muito realizado, pois além de entregar meu trabalho eu ganhei a experiência de produzir um reality show e me sinto mais preparado para o mercado de trabalho”, ressalta.
Livro ‘’Ponte aérea’’
A aluna Ana Clara Silveira, estudante de Jornalismo, realizou a produção de um livro-reportagem como seu TCC, denominado ‘’Ponte aérea: Histórias de encontros em um aeroporto’’. O livro retrata todas questões que envolvem a viagem, a saudade, aproximação e limites relacionados com cada personagem que ela entrevistou, sendo que no total são seis capítulos, cada um sobre um perfil diferente.
‘’Finalizar essa etapa foi muito importante, porque a gente se dedica os quatro anos tentando encontrar o nosso espaço no mercado de trabalho, fora a jornada acadêmica. Então ver que eu consegui terminar, que eu consegui produzir, dá a sensação de que você cumpriu com os seus objetivos e com aquilo que se propôs a fazer’’, comenta a formanda.
Impacto dos trabalhos
Os TCCs não só repercutem para os alunos formandos, mas também os mais novos que olham, anotam e levam os trabalhos deles como um espelho do que pode ser feito quando for a vez deles.
Jheymisson Santana, aluno do primeiro ano de Publicidade e Propaganda, comenta que a semana o surpreendeu muito desde os trabalhos do seu próprio curso até os de Rádio e TV que ele acompanhou. ‘’Além da experiência de trazer muita referência pela pesquisa dos veteranos, eles agregam muita a nossa cultura e futuras ideias para as nossas próprias monografias e TCCs”, comenta pensando no trabalho que terá que fazer no futuro.
Sendo assim, a programação reuniu pessoas de comunicação de todos os anos com o intuito de prestigiar o trabalho dos alunos que estão completando mais uma etapa de suas vidas. Sâmela Lima, coordenadora dos cursos de comunicação conta o seu orgulho.
“O TCC é o ápice de qualquer graduação, no caso de comunicação é muito importante porque a maioria dos projetos são experimentais ou com monografias que se relacionam diretamente com o mercado de trabalho. Como coordenadora a minha maior sensação é de orgulho, principalmente do alunos, em como se desenvolveram e chegaram ao final do curso com a capacidade de apresentar trabalhos de tanta qualidade e relevantes, tanto socialmente como mercadologicamente”, comemora.