Aluno do Colégio UNASP conquista primeiro lugar nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Pedro conquistou a primeira colocação nos 800 metros rasos.
Texto: Samara Santiago
O aluno Pedro Rego, do Colégio UNASP unidade São Paulo, conquistou o primeiro lugar na prova dos 800 metros rasos, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JESP). O atleta foi incentivado por um projeto de atletismo oferecido pela instituição e se dedicou para conquistar bons resultados.
Sua trajetória até o topo começou de maneira inesperada durante a pandemia. “Na pandemia, eu estava parado, sem fazer nada. Quando as coisas começaram a melhorar, minha mãe sugeriu que eu fizesse algum esporte ao ar livre pensando no meu bem-estar. Foi quando vimos o banner no UNASP do projeto Atletismo para Todos, do professor Carlos Gamboa”, conta Pedro.
Desde jovem, Pedro sempre foi ativo no esporte, mas foi a oportunidade oferecida pelo UNASP que realmente abriu as portas para sua carreira no atletismo.
Rotina de treinamento e desafios
A rotina de treinamento de Pedro é intensa e bem planejada. Ele participou de vários campeonatos, o que o preparou bastante para a competição. “Tenho uma planilha com meu técnico para administrar bem meus treinos. Treino todos os dias, mas treinos controlados, sendo que um dia da semana tenho um treino de ‘descanso’ chamado ‘regenerativo'”, detalha. Atualmente, ele treina no Centro Olímpico pelo NAR, Núcleo de Alto Rendimento Esportivo, dedicando em média quatro horas por dia aos treinos.
Pedro descreve seu dia típico: “Acordo às 5h da manhã, vou para a pista. Depois vou para a escola, tomo café da manhã e vou estudar. Em dias de estágio, treino depois do estágio até tarde”. Ele ressalta a importância de uma boa gestão do tempo para equilibrar os estudos com o treinamento esportivo.
“Minha semana é bem cheia, tudo tem que ser muito controlado. Como faço o técnico em enfermagem, tenho estágios em outro horário, mas conversei com o professor e ele foi super compreensivo”, explica.
Apoio e planos futuros
Pedro atribui seu sucesso ao apoio incondicional de sua família, especialmente de sua mãe, que foi seu primeiro incentivo. “Toda minha família me ajudou demais, foram meus patrocinadores. Tadeu Magaldi foi meu professor de atletismo no UNASP, junto com o professor Gamboa”, relembra.
Quanto ao futuro, Pedro tem grandes ambições. “Pretendo alcançar o campeonato brasileiro sub-18 e conseguir a convocação da seleção para representar o Brasil no campeonato sul-americano. Um dia, gostaria de ir para as Olimpíadas. Sempre tive esse sonho de representar meu país. Antes era pelo exército, hoje desejo pelas Olimpíadas. Quero treinar e participar de muitos campeonatos para estar pronto para o pódio”, afirma.
Mensagem de inspiração
Para outros alunos que buscam equilibrar estudos e esportes, Pedro deixa uma mensagem inspiradora. “Sempre entregue seus caminhos nas mãos de Deus. Se não fosse da vontade Dele, eu não estaria fazendo nada, respirando, participando dos campeonatos, estar no centro olímpico. Em segundo lugar, organização. Planeje sua agenda e tenha persistência e constância. É uma rotina corrida, mas se você manter o foco, você alcança seu objetivo. Persistência, sem essa palavra você não alcança seu objetivo”, conclui.