Alunos de Medicina oferecem atendimento à comunidade em parceria com docentes
A iniciativa integra o projeto Médicos em Missão do campus Hortolândia.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo
O curso de Medicina do UNASP campus Hortolândia realizou no último sábado (23) mais uma edição do projeto Médicos em Missão, em que voluntários médicos, acadêmicos e profissionais da saúde, prestaram assistência ambulatorial e promoveram um mutirão de saúde gratuito, no formato de uma Feira de Saúde, com orientações sobre cuidados preventivos e promoção da saúde.

Neste evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia e promovido pela Faculdade Adventista de Ciência Médicas (FACM), com o apoio da IASD e da Associação de Médicos Adventistas (AMA), estudantes puderam participar de forma supervisionada das atividades e atendimentos à comunidade numa Unidade Básica de Saúde do município.
O coordenador do curso e um dos organizadores do programa, doutor Everton Padilha Gomes, destaca que o objetivo de atividades como essa é unir cuidado e formação. “De um lado, ampliar o acesso a orientação e consultas de qualidade para a comunidade, com encaminhamentos organizados; de outro, formar profissionais tecnicamente competentes e sensíveis às necessidades reais das pessoas – alinhados ao propósito que nos move: fé, cura e missão”, afirma.
O diretor da FACM e professor do curso de Medicina do UNASP, Ricardo Alves da Costa, destaca o grande interesse e engajamento dos acadêmicos e explica que o objetivo de iniciativas como estas é cumprir de forma prática a missão que Deus concedeu à humanidade de servir ao próximo. “Por meio dessas ações, buscamos oferecer cuidado integral à comunidade, ajudando as pessoas a viverem mais e melhor, com saúde e qualidade de vida”, afirma. Ele complementa: “atuar em prol dos mais necessitados reforça o senso de missão na formação do profissional médico.”
Alunos de Medicina em ação
Giovanna Andrade, aluna do segundo semestre, já havia participado do projeto no campus Engenheiro Coelho, mas esta foi sua primeira experiência em Hortolândia. “Saber que eu estava contribuindo para ajudar aquelas pessoas a ter acesso a um bom atendimento médico e a uma educação em saúde é enriquecedor!”, conta a estudante, que já está ansiosa pela próxima oportunidade.
Esse sentimento também é compartilhado pela aluna Júlia Nunes. Para ela, escolher a área da saúde é, acima de tudo, escolher cuidar de pessoas. “Mesmo estando no início do curso, saber que já posso fazer a diferença é algo incrível e muito animador também”, diz.
Organizar o fluxo de atendimento, realizar aferições e apoiar os médicos na coleta de informações clínicas fizeram parte da atuação dos alunos. Já os docentes ficaram responsáveis por definir diagnósticos em áreas como Cardiologia, Endocrinologia, Pediatria, Psiquiatria e outras, além de realizar exames e garantir o encaminhamento adequado dentro do SUS.
Giovanna explica que essa experiência permite que os estudantes coloquem em prática o que aprendem na sala de aula, desde as habilidades de comunicação até a execução de procedimentos. Já Júlia ressalta a relevância de abordar o programa dos oito remédios naturais, que norteiam um estilo de vida saudável no adventismo, uma vez que muitas pessoas ainda desconhecem seus benefícios.

Além disso, a comunidade também demonstra reconhecimento pelo projeto. “Em uma das consultas que presenciei o paciente disse ‘nunca fui tão bem atendido’, e isso me encheu de alegria e orgulho do projeto, porque é exatamente isso que queremos: fazer a diferença”, compartilha Giovanna.
O coordenador também ressalta que a interação com colegas de outros cursos da área da Saúde, assim como com voluntários da região, foi fundamental para a integração e o aprendizado.
Médicos em Missão
O projeto Médicos em Missão é uma iniciativa que oferece atendimento gratuito e de qualidade à comunidade. Os médicos realizam consultas em clínica médica e em algumas especialidades, e, quando necessário, os pacientes recebem pedidos de exames e encaminhamentos para a continuidade do cuidado na rede pública.
Também é realizado no campus Engenheiro Coelho, por meio da parceria entre o Ministério da Saúde da Igreja Adventista do UNASP, Associação dos Médicos Adventistas e o Centro de Vida Saudável (CEVISA).
Confira o álbum de fotos deste dia especial:
