Impacto Social

Alunos de Pedagogia do UNASP promovem programações especiais para crianças

Ações de incentivo à leitura foram desenvolvidas para comemorar o Dia das Crianças.

Texto: Bruno Sousa | Edição: Theillyson Lima

Em celebração ao Dia das Crianças, os estudantes de Pedagogia levaram muito amor e alegria aos alunos do 1º ao 5º ano do Colégio UNASP e para o EMEIEF Professora Aparecida Dias dos Santos, em Artur Nogueira. As ações foram realizadas nos dias 10 e 14 deste mês, e o principal objetivo foi destacar a importância da leitura.

Alunos do Colégio UNASP receberam a programação especial. Foto: Laura Rezzuto

A programação se iniciou com as palavras da Mestre em Educação, Denise Oliveira  que estava à frente da organização do evento. Além de estar na sala de aula, atua como coordenadora de estágios do curso de Pedagogia do UNASP. Segundo a professora, esse momento é importante na vida dos alunos. “É um aprendizado para eles que serão futuros professores, e já estão vivendo na prática como vão ensinar as crianças, fazer as aulas e organizar uma programação”. explica.

Conhecimento aplicável

Um  teatro em incentivo à leitura foi apresentado pelas alunas. O enredo contava a história de um carneirinho triste e a família tentava descobrir o que estava acontecendo com ele. O foco era mostrar para as crianças de maneira dinâmica a importância da leitura.

Thaís Barros, aluna do curso de Pedagogia, comenta que foi muito legal participar, além do conhecimento adquirido que fica, para ser colocado em prática na área. “Ah, foi muito legal participar. Ver as crianças felizes participando com a gente e  que elas se divertiram”, relata.

A estudante ainda acrescenta que “fazer mais programas como esse, mostra que dá sim para ser uma profissional mais didática e aberta, com ideias mais criativas, para ver a alegria neles e como eles se desenvolvem não só na sala de aula, mas também com outras atividades.”

Importância da leitura 

A leitura na vida da criança é de suma importância para o seu desenvolvimento. Dados levantados pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostram que cerca de 23% das crianças têm o hábito de ler diariamente por vontade própria. 

“A intenção é mostrar a utilidade da leitura escrita na escola e fora da escola que eles utilizam, e como é importante você ser independente, ser autônomo na leitura”, ressalta Denise sobre o impacto que a leitura causa na vida das crianças.

Crianças participando na escola de Artur Nogueira. Foto: Bruno Sousa

O aluno Gustavo Cunha do quinto ano da EMEIEF Professora Aparecida Dias dos Santos, aproveitou a programação para  recitar um lindo poema em homenagem ao Dia dos Professores. “Eu gosto dessas coisas, não tenho muito medo de falar em público, ainda mais para pessoas tão especiais que nos incentivam muito, eu só tenho agradecer a todos os meus professores”, comenta ele sobre a gratidão que foi subir ao palco e se apresentar.

Alegria em recebê-los

Raquel dos Santos é professora e atua como diretora da EMEIEF Professora Aparecida Dias dos Santos. A diretora salienta que o mini teatro trouxe de forma didática para as crianças a relevância da leitura. “Mostrou o papel da escola que é fundamental para o desenvolvimento emocional, acadêmico e físico”, acrescenta.

A diretoria ainda agradeceu as alunas e ao UNASP pela disponibilidade em realizar essa programação. “Aceitaram o convite, vieram de bom grado, fizeram sucesso em marcar a ver as crianças, estou sem palavras para agradecê-las”, finaliza.

Crianças assistindo a programação.
Alunos de escola de Artur Nogueira assistiram a programação. Foto: Bruno Sousa

Veja mais