Notas Formatura

Alunos de Teologia do UNASP comemoram a colação de grau

Mais de 70% dos alunos já foram chamados para iniciar o ministério.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

O templo do UNASP campus Engenheiro Coelho se encheu de emoção ao receber neste domingo (17) a 104° turma do Curso de Bacharelado em Teologia e da pós-graduação da Faculdade de Teologia e do SALT-UNASP de 2023, para a cerimônia de colação de grau.

A celebração contou com homenagens, lembranças do que foi vivido ao longo dos 4 anos no curso e músicas especiais apresentadas pelos próprios formandos. Os discursos foram proferidos pelos alunos Davi Amorim, em nome dos graduandos, Marcelo Mendes, pelos pós-graduandos, e pelo paraninfo doutor Vanderlei Dornelles, em nome dos professores.

Gratidão a Deus

Uma das maiores lembranças durante a cerimônia foi a condução de Deus ao longo de todo o curso. O formando, agora pastor, Gabriel Dias relembra que “foram muito milagres para acontecer, às vezes milagres financeiros, milagres em matérias, estágios, e ter essa oportunidade agora de trabalhar para a obra é muito emocionante e gratificante”.

Durante o discurso dedicado a turma, o aluno Davi Amorim relembrou sobre as dificuldades durante o curso, mas principalmente das bênçãos recebidas por Deus. “Aprendemos cedo que não são os desafios que vão nos impedir de servir aquele que nos chamou”, reforça. 

Preparados para o ministério

Os alunos aprenderam sobre diferentes áreas ao longo do ministério. O Diretor do curso, Pastor Evandro Fávero, explica que “ a Teologia é dividida em quatro áreas. A área bíblica, a área histórica, a área sistemática e a área aplicada. A área bíblica cobre toda a parte dos livros bíblicos, na área sistemática temos todas as grandes doutrinas bíblicas,a histórica engloba tanto a parte da história do cristianismo como a história da igreja e a área aplicada, que é a área que envolve toda a parte de estágios, a parte prática.”

A turma de 41 alunos já tem 71% dos alunos com chamado para atuar no ministério. Esse número é um reflexo da estrutura completa que o curso oferece para a formação de pastores. Todos os projetos evangelísticos renderem frutos no batismo e na implementação de igrejas. 

Foram mais de 1600 batismos, reflexos das pregações evangelísticas realizadas pelos alunos, 40 igrejas implantadas no Brasil, além de 55 pontos de pregações no Paraguai, durante o evangelismo transcultural. 

Preparação para o futuro

Gabriel Dias expressa o sentimento de esperar do futuro “que Deus apenas use”, porque os desafios são muitos e o nervosismo também, mas quando Ele usa, todas as coisas dão certo independente das dificuldades.

O curso também se prepara para crescer nos próximos anos, com a chegada do Museu de Arqueologia no campus existe a oportunidade de aprofundamento nessa área, assim começando o simpósio de arqueologia, além do simpósio de missão, focado no plantio de igreja. O sonho para o futuro é a implantação do mestrado.

Os alunos se formam como pastores preparados para o ministério e o orador Davi completa que “o verdadeiro sucesso é quando nos entregamos ao serviço de todos e apenas Deus nos reconhece”. 

A música apresentada pelos formandos também reforça esse sentimento, ao cantarem “vamos dedicar a vida a ti, dizer ao mundo ‘nosso lema é te servir’, pode o mal se apresentar mas nada nos abalará.”

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais