Alunos de Teologia do UNASP realizam evangelismo transcultural no Paraguai
Mais de 60 alunos e professores participaram da missão entre os dias 17 e 29 de setembro, superando desafios culturais e fortalecendo seu senso de missão.
Texto: Eduardo Reymond | Edição: Theillyson Lima
Os alunos do curso de Teologia do UNASP campus Engenheiro Coelho participaram da terceira edição do evangelismo transcultural no Paraguai entre os dias 17 e 29 de setembro. A iniciativa, chamada Evangelismo de Macedônia, contou com a participação de 60 alunos, além de professores e convidados.
Ao longo desses dias, os alunos foram espalhados pelas cidades do país, se envolvendo no trabalho pastoral local, onde enfrentaram o desafio de pregar em uma língua estrangeira. Além disso, precisaram superar barreiras culturais, tendo a oportunidade de conhecer mais a dinâmica da igreja em outro país e ver o impacto de seu trabalho missionário.
Como surgiu a ideia
O pastor Evandro Fávero, diretor do curso de Teologia, explicou que o projeto Macedônia já estava sendo planejado desde quando ele atuava como presidente da União Paraguaia, mas a pandemia adiou os planos. Com a situação do COVID-19 se normalizando, em 2021, já como novo diretor da Faculdade Adventista de Teologia (FAT) , o projeto foi retomado.
A ideia era envolver os alunos nessa missão, com o objetivo de oferecer a eles uma experiência transcultural. “Muitos nem tinham saído do Brasil, e essa experiência proporciona ao aluno conhecer a dinâmica da igreja e se adaptar às adversidades do campo”, afirmou Evandro.
Experiências marcantes
Fábio Darius, professor convidado para participar do evangelismo, aproveitou os momentos de convivência com os alunos. “Levá-los a uma realidade diferente os transforma, então voltamos melhores e com um senso de missão renovado”, declarou.
Isaac Malheiros, outro professor do curso que participou da missão, comentou sobre a importância da experiência: “Talvez nunca mais nos reuniremos para uma ocasião como essa novamente. É muito bom acompanhar os alunos fora da sala de aula e conhecê-los melhor”, ressalta.
Entre muitas experiências marcantes, se destacam os testemunhos dos alunos Luiz Augusto e Gerson Tosta. Gerson expôs que durante a missão, ele vivenciou um grande milagre. Uma mulher sofria de constantes ataques de epilepsia e estava afastada da igreja. “Após o batismo, ela não relatou mais episódios, tendo uma melhora da sua saúde”, relata emocionado.
Luiz Augusto compartilhou que uma mulher paraguaia, em sonho, viu um brasileiro que viria ao Paraguai e faria um apelo para que ela voltasse aos caminhos de Deus. “Aconteceu exatamente como ela havia sonhado, fiz o apelo e ela foi batizada”, conta.
Senso de missão renovado
Terminada a missão, os alunos se reuniram, compartilharam suas experiências e agradeceram a Deus pelas bênçãos recebidas durante os dias no Paraguai. Além do serviço evangelístico, eles também tiveram a oportunidade de realizar passeios em Foz do Iguaçu e na União Paraguaia, momentos em que puderam aproveitar após o trabalho.
Ao final, os participantes expressaram um senso de missão cumprida e destacaram a importância da experiência para ampliar sua visão sobre a dinâmica da igreja e os desafios missionários.