Cultura e Ciência

Alunos do Mestrado em Educação do UNASP produzem podcast

42 alunos da disciplina Educação na Contemporaneidade transformam conteúdos teóricos em áudio

Texto: Natália Goes | Edição: Victor Bernardo

Gravação do podcast. Foto: Natália Goes.

Alunos do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), produziram um podcast com 42 episódios. A temática principal dos episódios é baseada nos escritos de educação de Ellen White, fazendo uma ponte com a atualidade desses conteúdos. 

A produção foi realizada para a disciplina de “Educação na Contemporaneidade”, ministrada pelo professor doutor Rodrigo Follis, seguindo o plano educacional. “O primeiro pilar é o ensino. A segunda questão é a pesquisa. E o terceiro, a discussão, a extensão, que é quando a gente pega o conhecimento que nós fizemos aqui e levamos para fora da sala de aula”, conta ele.  

Para a produção do podcast, o professor doutor Follis contou com a participação da professora doutora Jurany Rueda, docente da disciplina Seminário de Formação docente para Educação Superior. Juntos, atuaram no desenvolvimento do aluno, como conta o doutor Follis: “O projeto desenvolve o aluno de maneira muito pragmática, prática. Quando a gente faz isso em forma de podcast, vários professores podem ouvir esse ensino e essa pesquisa que foi feita no contexto do mestrado e educação. Então o aluno se desenvolve, a comunidade se desenvolve, o avanço científico se desenvolve”, relata ele.

A coordenadora do Mestrado, a professora doutora Silvia Quadros, fala sobre a importância do projeto. “A divulgação desse trabalho por podcast contribuirá muito para que educadores tenham fácil e rápido acesso a esse conteúdo identitário da Educação Adventista”, conclui ela.

Experiência dos alunos

A gravação reuniu alunos de todas as regiões do Brasil. Durante as aulas do primeiro módulo os alunos discutiram as teorias sobre a educação na contemporaneidade. Já no segundo módulo, eles receberam o desafio de colocar toda a teoria em prática com a produção do podcast. 

Para isso, o trabalho foi dividido em três partes. De acordo com o tema, na primeira etapa os alunos pesquisaram sobre o seu respectivo tema e os teóricos atuais. Na segunda etapa, fizeram uma ponte entre os autores atuais e a autora norte-americana Ellen White, que escreveu sobre os temas do podcast há 150 anos atrás. Na terceira etapa, os discentes propuseram a aplicação da teoria. Os episódios tiveram temas como: pensamento crítico, criatividade, desenvolvimento mental, autonomia, autoestima e outros. 

A aluna Carla Regina, coordenadora pedagógica, gravou o tema autonomia e fala sobre a experiência de gravar um podcast sobre educação. “Para mim foi uma experiência nova, extremamente gratificante. Pegar um conteúdo técnico, estudar e transformá-lo num produto de comunicação e em algo que a gente consiga conversar e quem está distante entender, foi uma experiência nova e eu gostei bastante”, relata.

Para Marli Guimarães, que gravou sobre autoestima, a tarefa foi desafiadora, mas muito interessante. “Olha, é um desafio. Eu sou professora, lido com pessoas, com crianças, mas essa questão de gravar um podcast e falar é algo novo. Está sendo bem interessante, é inovador. Eu acho que os professores vão curtir bastante”, confessa.

O conteúdo produzido pelos alunos propõe atividades tanto para professores quanto para alunos. Os episódios auxiliarão professores da educação adventista a continuarem mantendo a excelência do ensino. 

Gravação do podcast. Foto: Natália Goes.

Veja mais