Impacto Social

Alunos do UNASP e Instituto Luss unem esforços em missão humanitária no Piauí

A parceria entre a educação e o terceiro setor mostra-se uma combinação poderosa e capaz de gerar impactos significativos na vida das pessoas que mais necessitam.

Texto: Thaís Fowler

No início deste mês, um grupo de alunos do UNASP em parceria com o Instituto Luss, embarcou em uma missão humanitária rumo ao estado do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato. O objetivo dessa jornada era construir cisternas para os moradores locais, proporcionando o acesso à água potável em uma região onde a escassez desse recurso é uma realidade constante. A iniciativa demonstra o comprometimento desses jovens universitários em levar auxílio às comunidades mais necessitadas.

A viagem ao Piauí foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Sob o sol escaldante do Nordeste brasileiro, os alunos do UNASP e os voluntários do Instituto Luss trabalharam em conjunto, utilizando técnicas modernas de construção, para erguer cisternas que armazenam água da chuva. Essas estruturas são de extrema importância para a população local, pois garantem o acesso a um recurso vital em épocas de seca prolongada.

Ao todo foram construídas três cisternas que beneficiarão três famílias da região. “Iniciativas como essa não apenas trazem alívio imediato para a população, mas também despertam o espírito solidário nos jovens universitários, incentivando-os a se envolverem em projetos sociais ao longo de suas vidas”, comenta Lúcio Pereira, pastor da instituição.

Unindo forças

A parceria entre o UNASP e o Instituto Luss revela o poder da união entre instituições acadêmicas e organizações não governamentais em prol de causas sociais. A expertise dos alunos do UNASP, aliada à expertise técnica do Instituto Luss, proporcionou uma combinação perfeita para a realização desse projeto humanitário.

Durante a estadia no Piauí, os estudantes também tiveram a oportunidade de interagir com os moradores locais e conhecer de perto as suas realidades. Esses momentos de troca de experiências e vivências foram essenciais para que os universitários compreendessem a importância da sua atuação nessa missão. “Temos como objetivo desenvolver a independência, autonomia e dignidade em cada comunidade ajudada. Além da cisterna, nós voluntários também entregamos poços equipados com bomba elétrica e caixa d’água para facilitar o acesso à água para as comunidades”, conta Maria Júlia Vaz, aluna do curso de Enfermagem.

A construção das cisternas representa um marco na vida dos moradores beneficiados. Agora, eles têm acesso a uma fonte segura de água, o que impacta diretamente em sua qualidade de vida. Além disso, a iniciativa promove a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso sustentável da água. De acordo com um morador da cidade, antes da iniciativa era preciso pegar água em outras residências. “Antes era muito difícil. Faz um tempo que construímos a casa aqui e tínhamos que ir pedir ajuda para o vizinho. Graças a essa iniciativa, não precisamos mais fazer isso”, finaliza Samuel.

Veja mais