Acontece no UNASP

Alunos do UNASP ganham ouro em torneio nacional de tênis de mesa

Atletas de 10 anos venceram torneio que faz parte da série ATP Challenger Tour.

Texto: Késia Grigoletto | Edição: Theillyson Lima

O Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho conquistou duas medalhas de ouro no Challenge entre os dias 15 e 17 de novembro, no clube Sogipa, em Porto Alegre. O Challenge faz parte de um circuito nacional de tênis de mesa que a Atlética UNASP Roosters começou a participar esse ano. 

O Challenge é uma Copa Brasil, em que os atletas podem jogar nas categorias por idade ou na categoria de absolutos (competição com pessoas de qualquer idade, com critério de pontuação no ranking nacional). 

O atleta Tiago Monteiro, de 10 anos de idade, enfrentou um grupo de quatro pessoas e saiu em primeiro lugar no absoluto E. O atleta Felipe Monteiro, gêmeo de Tiago, enfrentou uma chave com 3 pessoas, jogando no absoluto F e também conquistou o primeiro lugar. 

A conquista tem um grande impacto para os atletas. “Gostei muito de ter ganhado o ouro! Esse é um campeonato importante aqui no Brasil. Fiquei muito contente e sinto que Deus me abençoou com essa conquista”, agradece Tiago.

Conquistas e futuro 

Na sexta-feira os meninos jogaram na categoria sub-11 e ficaram no top-8, como não jogaram no sábado, participaram das quartas de finais rapidamente antes do pôr do sol.

No domingo voltaram para o ginásio e jogaram em absolutos. Os dois saíram invictos da competição, cada um com sete vitórias, jogando contra atletas muito mais velhos do que eles. 

“O resultado dos meninos foi incrível, já sabíamos que eles tinham muito potencial. Porém, vencer um  campeonato do circuito nacional aos 10 anos de idade não é fácil. Isso marca um novo ciclo de atletas que vem buscando alcançar resultados cada vez mais expressivos para o UNASP”, comenta o treinador Walter Quiaper.

O UNASP começou a participar do campeonato no ano de 2024. No primeiro, o UNASP conquistou prata e agora, os primeiros ouros. Para o atleta Felipe o sentimento que descreve esse campeonato é gratidão. “Ganhar trouxe uma satisfação imensa e sinto que meus esforços foram recompensados. Agradeço muito a Deus por tudo isso”, comemora.

Agora, Tiago e Felipe se preparam para a disputa do TMB Platinum em Chapecó – SC, o maior evento nacional da modalidade. Em Chapecó, as atletas Giulia Bueno e Rebeca Tresoldi, também do UNASP, farão suas estreias no circuito nacional.

Veja mais