Alunos e colaboradores do UNASP lideram projeto missionário na Bolívia
Comunidade boliviana é beneficiada com atendimentos médicos e odontológicos realizados pelo UNASP.
Texto: Késia Grigoletto | Edição: Theillyson Lima
Um grupo de voluntários do UNASP destinou parte de suas férias para servir em um projeto missionário para a comunidade de Bocaina, no interior da Bolívia. Alunos e colaboradores dedicaram 15 dias, entre 14 e 28 de julho, para realizar atendimentos médicos e odontológicos, palestras e um projeto de reforma e construção de uma casa para os moradores da região.
A maior parte do grupo saiu de ônibus da rodoviária da Barra Funda em São Paulo e foi até a cidade de Porto Quijarro, na Bolívia. Depois de chegar ao país vizinho, o grupo ainda teve um deslocamento de três horas de carro até a comunidade de Bocaina.
Metas alcançadas
Para o líder do projeto missionário, Alex Melchor, a missão pode impactar tanto o voluntário como a comunidade que é beneficiada com o trabalho. “A missão Bolívia nasceu com o objetivo de expandir e avançar a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região da comunidade de Bocaina. Cenários remotos e com baixos índices de desenvolvimento são a realidade do projeto”, explica.
Durante o período da missão os missionários construíram uma casa para uma família em situação vulnerável, prestaram atendimento médico, odontológico e realizaram a programação da escola cristã de férias.
Além disso, um evangelismo foi realizado e palestras sobre saúde mental foram ministradas. As escolas de Bocaina também receberam voluntários estudantes de Psicologia que deram orientações sobre as etapas vividas durante a fase de crescimento.
Propósitos transformados
Durante o período da missão os participantes tiveram a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com Deus e com outras pessoas. Para Thamires Barros, estudante de Psicologia, a missão começou desde o momento da arrecadação até o período das atividades que foram realizadas em Bocaina.
Para ela a experiência foi marcante, cheia de novas vivências que transformaram a sua vida. “Eu gostei muito da área da visitação, nunca tinha feito [visitas] e quando chegávamos naquelas casas e as pessoas nos olhavam com um sorriso, eu me sentia inteira, sentia que Jesus estava me usando de alguma forma”, expressa.
A formanda em Letras, Joyce Santos, já havia participado de campanhas de colportagem e Missão Calebe, contudo, queria viver uma experiência dentro de outro contexto cultural. “Com a missão eu entendi que o que eu realmente desejo fazer da minha vida, e o que realmente quero fazer da minha vida é servir, servir a Deus como Ele quiser e onde Ele achar que devo servi-lo’’, afirma.
A transformação na vida dos envolvidos é percebida pela liderança do projeto e do UNASP, que busca incentivar o espírito de missão em alunos e colaboradores. “A missão se torna o pulsar do coração de todo aluno que se envolve em nossos projetos”, declara Alex.