Acontece no UNASP

Amor é Ação: fim de semana celebra o Dia Mundial do Jovem Adventista

A comemoração foi repleta de momentos para exercitar a criatividade, pôr em prática novos projetos e realizar ações solidárias.

Texto: Ana Júlia Alem | Edição: Ana Clara Silveira

O UNASP campus Hortolândia celebrou o Dia Mundial do Jovem Adventista neste final de semana com o tema “Amor é Ação”. A Pastoral, juntamente com a Igreja do UNASP, decidiu realizar a comemoração através de diferentes atividades para a comunidade jovem, como cultos especiais, ações solidárias e momentos de confraternização no Complexo Esportivo da unidade.

Programa foi marcado por muita música e conversa. (Foto: Leonardo Trevisan – Núcleo de Comunicação do UNASP Hortolândia)

O Diretor de Desenvolvimento Espiritual do campus Hortolândia, Sérgio Klein, explica que apesar do Dia Mundial do Jovem Adventista ter sido celebrado dia 18 de março, a instituição optou por transformar a comemoração de um dia em todo um fim de semana especial para os jovens da igreja. Segundo ele, além de ter sido um programa direcionado aos jovens, foi um programa organizado e produzido pelos jovens.

“Utilizando o tema escolhido para a celebração dos jovens, resolvemos demonstrar que o nosso amor precisa ser ativamente compartilhado com as pessoas. Não adianta a gente pensar, sentir algo especial ou falar algo especial, se não praticarmos. Com isso em mente, os desafiamos a praticar o bem, amar o próximo e ir para as ações”, conta o Pastor Jovem da Igreja do UNASP campus Hortolândia, Daniel Gregório.

Para Cândido Gomes, Líder do Ministério Jovem da União Central Brasileira, o fim de semana do jovem adventista é uma oportunidade para a Igreja reconhecer o valor e as capacidades dos jovens. “Durante o dia de celebração aos jovens, são realizadas diversas ações na igreja. Além dessas atividades, os jovens desenvolvem projetos para fora das quatro paredes dos templos. É um momento de conectar a igreja com a comunidade e de abençoar pessoas.  Assim, usando o método de Cristo, se misturar com as pessoas, descobrir as necessidades e ministrá-las, conquistar simpatia e, no futuro, convidá-las a seguir a Ele junto conosco”, destaca.

Jovens celebram juntos em Hortolândia. (Foto: Leonardo Trevisan – Núcleo de Comunicação do UNASP Hortolândia)

Além disso, afirma que é papel dos líderes da igreja abrir caminhos e inaugurar novas frentes para que os jovens possam se envolver na missão. Segundo ele, os responsáveis precisam dar aos jovens protagonismo, confiar a eles responsabilidades e deixar que Deus os use através de suas características e dons.

Samuel Scolari, um dos organizadores e participantes da comemoração, conta que foi gratificante ver as programações repleta de jovens. Segundo ele, esses eventos foram importantes porque marcaram a volta de cultos direcionados à comunidade jovem do UNASP campus Hortolândia. Além disso, conta que o mais emocionante foi ver que todas as pessoas que participaram estavam aproveitando. “Espero poder continuar marcando vidas através de Cristo”, termina.

A volta dos cultos de sexta à noite

Sérgio Klein conta que, desde o fim de 2021, a igreja não realizava mais os cultos de sexta à noite. Porém, após perceber que a comunidade jovem estava sentindo falta de programações para o início do sábado, eles resolveram retornar, mas com um novo formato. Agora, o culto de sexta é chamado de “Primeira Hora” e começa às 19h com ações em comunidades carentes de Hortolândia. Após as ações solidárias, a comunidade se reúne para o momento de adoração.

Comunidade participou do retorno de programas voltados aos jovens. (Foto: Leonardo Trevisan – Núcleo de Comunicação do UNASP Hortolândia)

O primeiro culto de sexta de 2023 foi marcado pela pregação do Pastor Cândido Gomes, que falou sobre o papel dos seguidores de Jesus na Terra. “A gente está aqui para preservar valores que o tempo e o pecado estão tentando destruir. A gente está aqui pra quebrar a frieza, a dureza e a indiferença desse tempo. Estamos aqui para revelar o verdadeiro sabor da vida. Foi sobre isso que refletimos na sexta à noite, sobre os nossos deveres”, diz.

Segundo Daniel Gregório, os cultos de sexta são muito importantes, pois os jovens têm a oportunidade de mostrar seus talentos. É um momento de alegria, empolgação e de muitas atividades. Para ele, as programações oferecidas são e continuarão sendo uma benção na vida da comunidade jovem do campus.

Scolari conta que ele e os demais jovens da igreja ficaram muito animados com o anúncio do retorno dos cultos de sexta, porque, segundo eles, todos estavam sentindo falta de atividades especiais na igreja. “A volta dos cultos de sexta, agora chamados de ‘Primeira Hora’, é muito importante para a presença ativa dos jovens na igreja. É legal ver que a Igreja e a pastoral estão se esforçando para que os cultos sejam bem aproveitados por todo mundo”, conclui.

Veja mais