Acontece no UNASP

Artes, idiomas e música. Saiba o que está funcionando online no UNASP

Quer tornar sua quarentena produtiva? Fazendo cursos de artes, instrumentos, idiomas ou participando de lives interessantes, sem sair de casa. Então confira o que o Unasp tem para te oferecer online.

Texto: Glória Barreto

Muito se engana quem pensou que diante deste tempo de quarentena o Unasp iria parar. Claro que se passaram alguns dias e aconteceram diversas adaptações e planejamentos necessários, entre o fechamento das salas de aulas e o início das aulas remotas. Mas os vídeos, conteúdos e atividades online não se limitam a graduação, pós-graduação e educação básica, outros setores se mobilizaram e tem oferecido conteúdos online.

E se você gostaria de aproveitar este tempo em casa para fazer aulas de canto, aprender um idioma, se comunicar através da linguagem de sinais ou quem sabe assistir lives com conteúdo profundo e acessível, leia está reportagem e conheça o que o Unasp tem para oferecer para você.  E torne sua quarentena um período produtivo!

Para desenvolver seus talentos artísticos

As escolas de artes dos três câmpus Unasp têm oferecido aulas virtuais de instrumentos, musicalização infantil, canto e desenho. A diretora da Escola de Artes do Unasp Hortolândia, Thatiana Lucksch, explicou como isso tem sido possível.

“Neste período em que todos estão em casa, se cuidando e prevenindo, nossos professores têm organizado aulas online em todos os cursos da escola para que o aluno continue evoluindo na sua jornada artístico-acadêmica. Através de ferramentas que possibilitem o aluno ter esse contato conosco, os professores têm se dedicado às novas metodologias de ensino para melhor atender seus alunos. Estamos separados presencialmente, mas conectados virtualmente. A sinfonia continua…”, disse Thatiana em tom otimista.

De acordo com os professores, os alunos não perdem as aulas online e tem se desenvolvido, uma vez que disponibilizam de mais tempo para praticar.

Uma das tarefas dos alunos de sax do professor Geremias Tiófilo, era tocar na varanda ou quintal de suas casas levando uma mensagem  através do instrumento. Olhe só como ele aprendeu direitinho a aula de hoje:

Um coral dividido geograficamente, mas unido em vozes

Mesmo com a maioria de seus alunos coristas em casa, o Coral Unasp e o Coral Universitário do campus Engenheiro Coelho, estão realizando ensaios de uma hora através da plataforma Zoom, às segundas, quartas e sextas-feiras. E a Academia da Voz à segundas e quartas-feiras.

Os corais do campus Hortolândia também estão ativos. O Coral Jovem e Canto Livre estão preparando um projeto remoto de ensaios e gravações de músicas com uma mensagem de esperança para este momento de medo e insegurança frente a pandemia. O maestro Sebastião Junior, regente do Coral Jovem, explica que os ensaios acontecem através de kits de voz que são enviados pelo grupo de Whatsapp do coral. O aluno aprende a música na sua voz, grava um vídeo dele cantando e envia para o maestro. A ideia é que todas as gravações individuais sejam unidas e editadas em um único vídeo. O projeto deve ser disponibilizado nas próximas semanas.

Lives para conversar e atualizar-se

A equipe da pastoral universitária viu na criação de Lives no Instagram, uma oportunidade de estarem conectados aos alunos durante este período de suspensão de aulas presenciais.

O diretor de desenvolvimento espiritual do Unasp São Paulo, Robson Aleixo, explica como as lives têm ocorrido no campus.  “Inicialmente as lives aconteceram dois dias na semana, uma na sexta à noite e outra ao sábado pela manhã. O alcance delas foi de aproximadamente 6 mil pessoas”. Sobre os conteúdos e a participação dos alunos, Aleixo relata: “na última sexta a proposta foi de interação máxima com uma programação de perguntas e respostas. A maioria das perguntas se concentrou no contexto profético bíblico e seu possível relacionamento com a pandemia da COVID 19”.

No campus Engenheiro Coelho a pastoral lançou um canal no instagram para interagir com universitários e ampliar a rede de contatos durante esse período. Lá as transmissões acontecem às terças e quintas-feiras na forma de um bate-papo, chamado Talk About, com o pastor Ebenézer Oliveira.

As lives estão acontecendo pelo Instagram e você pode acompanhar acessando o canal da pastoral de cada campus: São Paulo, Engenheiro Coelho ou Hortolândia.

Quero aprender um novo idioma

O Instituto de línguas do Unasp Engenheiro Coelho tem oferecido aulas online para alunos e em parceria com o Instituto de Línguas Rosetta Stone, tem concedidos descontos convidativos para quem que aprender um outro idioma.

Mas se o dinheiro está curto e a ideia é fazer um curso gratuito o Blog do site Unasp.br preparou algumas ideias para você estudar inglês, espanhol italiano ou mandarim.

Novo canal para os pequeninos

Alguns professores do Unasp aproveitaram esse tempo sem aulas presenciais para criar outros meios de ajudar as crianças na quarentena. Foi o caso da professora de música Maressa Manfre, que vendo a dificuldade dos pais de ter conteúdos e atividades para entreter seus filhos em casa, criou o canal Na Moral Kids, disponível no  Youtube.

“Esse é um projeto que existe ha algum tempo, mas nunca saiu do papel. O corpo do programa já estava pronto, a ideia dos quadros diferentes e diversificados, a faixa etária, tudo já estava escrito e idealizado, a parte difícil era colocar em prática”, descreve Maressa .

Com esse tempo extra em casa a professora uniu forças com esposo, amigos e familiares e desde a última sexta-feira, 27 de março, tem preparado conteúdos diários para o canal.

O conteúdo do canal é destinado a crianças de 3 a 12 anos e conta com uma série de atividades como culinária, artesanato, musicalização, história da música, história com fundo moral, histórias para dormir, atividades pedagógicas, brincadeiras divertidas, percussão, desenho, músicas folclóricas, entre outras.

Aulas de linguagem de Sinais

O Coral de Libras do Unasp Hortolândia tem oferecido toda sexta-feira, aulas online gratuitas para quem quer aprender a se comunicar através da linguagem de sinais. O interessado deve acompanhar o Facebook do coral, porque é lá que o regente Claudemir Belotto disponibiliza o link e o horário em que as aulas acontecerão.

Entretenimento, música e informação na Rádio Unasp FM

A rádio Unasp FM segue firme produzindo conteúdos aos seus ouvintes. E ciente do seu papel nesse período ajustou a programação com boletins diários trazendo balaços sobre o panorama da COVID-19, além de promover lives com especialistas que orientam internautas e ouvintes sobre saúde. Esses conteúdos atuais e relevantes para a situação de quarentena são divulgados em três programas:

Toque de Saúde: Programa produzido com a participação de professores, pesquisadores e especialistas do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp. (Disponível no site da rádio e pelo aplicativo Podcast).

Boletim Coronavírus: Prestação de serviço com orientações para cidades da região Metropolitana de Campinas. Entrevistas com autoridades e especialistas que estão no combate do coronavírus. (Edições às 8h, 9h30 e 11h30).

Manhã Unasp: Entrevistas com os especialistas sobre saúde, bem-estar e educação. (De segunda à sexta das 9h às 12h).

Para ouvir a rádio Unasp FM, utilize um dos canais de acesso abaixo:

Blog Unasp também dá outras dicas

Os interessados em outras atividades como cursos de design gratuitos, cursos por área ou então palestras sobre carreira, precisam dar uma conferida nos conteúdos do blog Unasp. A equipe de jornalistas tem pesquisado e selecionado vários conteúdos bacanas para quem quer ocupar seu tempo e sair da quarentena com mais conhecimento. E porque não, com um certificado de um curso extracurricular nas mãos?

Unasp On  pertinho de você

No último domingo (29/03) foi lançado nas redes sociais oficiais do Unasp mais uma ferramenta para auxiliar os estudantes durante esse novo momento de aulas online. O “Unasp On vai trazer semanalmente dicas, conteúdos e interação com os internautas por meio do Instagram, Youtube e site da instituição.

Leia mais sobre o Unasp On clicando aqui.

Veja mais