Atleta do UNASP conquista competição nacional de tênis de mesa
Professor Walter Quiaper venceu o Absoluto F no TMB Platinum Ciclo II, no Rio de Janeiro.
Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima
O UNASP ganhou destaque em um fim de semana de grandes disputas durante o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico – Ciclo II, realizado entre os dias 24 e 28 de julho na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O professor Walter Quiaper, treinador da equipe de Tênis de Mesa da Atlética UNASP Roosters, ganhou a competição nacional na categoria Absoluto F. Na final, ele venceu Joaquim Montini, da Associação dos Mesatenistas de Taubaté-SP.
Em sua estreia, o professor Quiaper venceu todos os sete jogos, com disputas acirradas, terminando com os placares de 3 x 2. Ele levou a primeira medalha de ouro da Atlética UNASP Roosters a nível nacional, entrando para a história do esporte da instituição e da cidade de Engenheiro Coelho. A vitória foi coincidentemente no dia do seu aniversário.
Outras vitórias
Além do professor Walter, nesta edição, o UNASP também foi representado por cinco atletas. Os atletas Enzo Favero e Felipe Monteiro avançaram até as oitavas de final na categoria do Absoluto E.
Entre os atletas que demonstraram força e dedicação nas competições, dois alunos se destacaram no sub-11. Thiago Monteiro conquistou o 5º lugar em sua categoria, subindo para a 58° posição no ranking brasileiro. Seu irmão, Felipe Monteiro, também com um excelente desempenho, está na 80ª posição no ranking nacional.
Testemunho
Apesar de tantas vitórias, participar de todos os jogos era um desafio, o que a oportunidade de oferece testemunho. Os jogos que estavam programados para sábado foram realocados para domingo, atendendo a solicitação da equipe do UNASP. “Nós tínhamos jogos para o sábado, mas solicitamos a mudança e fomos atendidos pela organização e pudemos participar jogando no domingo”, conta o treinador.
Durante o sábado, o treinador e os atletas participaram de um culto na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Barra da Tijuca, celebrando a união do time. “Foi um momento muito especial e importante, como um deles postou: estamos unidos pelo time e por Cristo”, relata Quiaper.
A mudança dos jogos permitiu a plena participação da equipe de Tênis de Mesa do UNASP e foi crucial para a vitória do Professor Walter, que contou que subiu ao pódio carregando uma bíblia em suas mãos. “Era minha meta desde o começo do ano ser campeão brasileiro em julho, especialmente no absoluto, já que a final foi no dia do meu aniversário. Foi um baita presente de Deus, um sonho realizado poder escrever meu nome no mural dos campeões”, disse.
História no esporte
A participação do UNASP no TMB Platinum marca um capítulo importante da história esportiva da instituição e da cidade de Engenheiro Coelho. A vitória do professor Walter serve de inspiração para todos os atletas.
Sobre os próximos passos no esporte, Quiaper entrega nas mãos de Deus. “É uma honra, tenho orgulho de levar o nome do UNASP e da cidade para todo o Brasil. Quem sabe o que o Espírito Santo pode fazer através desse contato? Deixo nas mãos dEle”, conclui.