Aula do Curso de Educação Física motiva inclusão de deficiente auditivo
por Adriani Lira Como requisito para conclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais, Libras, os estudantes do quarto semestre do Curso de Educação Física do Unasp campus São Paulo tinham a responsabilidade de executar um trabalho em que as práticas escolares e esportivas fossem adaptadas para alunos com deficiência auditiva. “O objetivo é que […]
Texto: Redação
por Adriani Lira
Como requisito para conclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais, Libras, os estudantes do quarto semestre do Curso de Educação Física do Unasp campus São Paulo tinham a responsabilidade de executar um trabalho em que as práticas escolares e esportivas fossem adaptadas para alunos com deficiência auditiva.
“O objetivo é que eles apresentem uma brincadeira adaptada, ou uma aula, dentro do conceito de Educação Física, só que para alunos surdos. Ao invés de usar um apito, eles usam algum sinal luminoso ou alguma bandeira, por exemplo. A proposta é trazer para a realidade do universitário algo que eles vão usar na prática”, explica a professora Jackeline Fernandes, que leciona esta disciplina em diferentes cursos do Unasp SP.
Em uma única turma, nove grupos apresentaram trabalhos em que tiveram que adaptar brincadeiras já existentes ou situações do cotidiano para a linguagem de sinais. “Eu acho bem interessante o que a gente vem estudando em Libras. Não só para a licenciatura. De uma forma em geral, você está transmitindo o que pensa para os outros de uma forma diferente”, ressaltou a estudante Estela Barreto.