Acontece no UNASP

Aula Magna marca o início das atividades nos cursos de Engenharia Civil e Produção

A programação contou com convidados especiais e trouxe várias visões sobre o mercado de trabalho.

Texto: Bruno Sousa | Edição: Ana Clara Silveira

As coordenações dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveram nesta última terça (27) a Aula Magna que tem como objetivo receber os alunos ingressantes, apresentação de novos projetos e abordar sobre o mercado de trabalho no cenário atual. Além disso, a programação contou com convidados especiais.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Artur Sartorti, comenta que o foco desse momento é “trazer aos alunos uma programação diferenciada com um profissional externo do UNASP. Assim, o estudante pode ter uma visão melhor para compreender os conceitos profissionais que estão envolvidos na prática do curso”.

Alunos aprendem por meio da experiência. Foto: Daniel Ramirez

Já para o coordenador de Engenharia de Produção, Lucas Barboza, esse evento “agrega no conhecimento do aluno, e traz uma maior proximidade com profissionais atuantes no mercado. Além de apresentar novas tecnologias e modificações que a área de atuação cobrará futuramente”, pontua. 

Temas abordados 

A palestra contou com as participações especiais em ambos cursos. No curso de Engenharia Civil, o doutor Marcelo Ferreira, professor do curso na UFSCar, falou sobre o dimensionamento e aplicações do sistema de lajes pré-fabricadas protendidas, que consiste em um dos sistemas construtivos pré-moldados de lajes mais utilizado no Brasil.

Foto: Daniel Ramirez

Durante a programação foram apresentados projetos e visitas técnicas que serão realizadas pelos alunos de Engenharia Civil. Dentro dos projetos de extensão apresentados o destaque está para o “Mão na Massa”, um projeto que foi criado no curso de Engenharia Civil e agora funciona em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Já no curso de Engenharia de Produção, o convidado foi o gerente de infraestruturas Luís Felipe de Araújo, que abordou desafios e oportunidades da indústria automobilística. Ele também trouxe uma visão geral do mercado de trabalho e de como a pandemia afetou a estrutura organizacional das grandes empresas, inclusive a Faurecia. Além disso, o palestrante apresentou duas ótimas oportunidades de estágio dentro da multinacional em que trabalha.

Alunos se reuniram na reitoria. Foto: Ivana Teran.

Depoimento dos alunos

A diversidade da aplicação dos conteúdos em sala de aula, são de suma importância para fixação dos assuntos abordados. O aluno de Engenharia Civil, Leandro Oliveira, comenta que foi muito construtiva a programação. “Foi muito bom a palestra e ajudou bastante na questão de gestão, conhecer um pouquinho de cada área de atuação do curso”, comemora. 

Para a aluna de Engenharia de Produção, Bruna Oliveira, a aula magna “foi muito gratificante, principalmente por ter sido um momento em que puderam entrar em contato com profissionais da área de Engenharia de Produção. Também foram esclarecidas dúvidas sobre o cotidiano do profissional”. 

Veja mais