Biblioteca do Unasp-SP torna-se acessível às pessoas com deficiência visual
Há quase duas décadas o Unasp tem se preocupado em promover a acessibilidade para pessoas que possuem deficiência visual, através de um projeto de inclusão. Uma dessas iniciativas foram as mudanças recentes feitas na Biblioteca Universitária do campus, para que o grupo também tenha acesso às informações. Para isso, a equipe disponibilizou: Dois computadores com […]
Texto: Aira Annoroso
Há quase duas décadas o Unasp tem se preocupado em promover a acessibilidade para pessoas que possuem deficiência visual, através de um projeto de inclusão. Uma dessas iniciativas foram as mudanças recentes feitas na Biblioteca Universitária do campus, para que o grupo também tenha acesso às informações. Para isso, a equipe disponibilizou:
- Dois computadores com o software leitor de tela (NVDA);
- Lupas, para atender a demanda das pessoas com visão subnormal;
- Reuniu Livros e Revistas no sistema Braille;
- Aproximadamente 300 títulos de Áudio livros;
- Preparou o Piso Tátil no ambiente externo e interno, para orientação e mobilidade;
- Foram instalados dois Elevadores com painéis em Braille, para superar as Barreiras Físicas.
Segundo o professor Dr. Roberto Sussumu, coordenador dos projetos de inclusão, “essas são as primeiras ações pontuais, para que nenhum aluno com Deficiência Visual fique sem acesso à informação e seja vítima da exclusão social”, diz.
PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Além do avanço na Biblioteca Universitária, os cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas também oferecem um projeto para idosos e pessoas com deficiência visual aprenderam a manusear computadores e se aprofundarem no universo digital. Até 2019, 457 idosos e 131 pessoas com deficiência visual foram atendidos, e contou com a participação de 95 alunos voluntários dos cursos de graduação da área tecnológica.
Para Sussumu, a importância desses projetos de inclusão digital consiste em ensiná-los a dominar recursos das tecnologias da informação e comunicação (TIC); facilitar a interação com a geração Y; proporcionar reciclagem e atualização cultural, atividades socioculturais e espaço de sociabilidade aos seus participantes; prover aos idosos a retomada de papéis significativos e importantes dentro da sociedade, retirando-os do isolamento e da situação de inatividade ou falta de perspectiva; oferecer-lhes recursos básicos das TIC’s e também desenvolver a produção e criação de textos, redundando em uma publicação na revista científica do Unasp.
As atividades terão início no dia 17 de março, e para participar o candidato deve comparecer na sala 7 do complexo de Laboratórios de Informática do Unasp-SP, munidos de cópia do CPF e comprovante de residência.