Bibliotecas do Unasp aproximam alunos durante período de isolamento social com acervo online
Só nestes primeiros dias do mês de março, início das suspensões das aulas presenciais, já foram feitos 9.658 acessos as bases digitais oferecidas pela instituição (Foto: Biblioteca do UNASP em Hortolândia/Arquivo) “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, descreve o escritor português e ganhador do Nobel de literatura, José Saramago. […]
Texto: Leandro Oliveira | Com colaboração de Glória Barreto e Aira Annoroso
Só nestes primeiros dias do mês de março, início das suspensões das aulas presenciais, já foram feitos 9.658 acessos as bases digitais oferecidas pela instituição (Foto: Biblioteca do UNASP em Hortolândia/Arquivo)
“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, descreve o escritor português e ganhador do Nobel de literatura, José Saramago. Poder desfolhar páginas de um livro para pesquisa, busca de conhecimento ou até entretenimento é um privilégio de todos os alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo. São mais de 250 mil volumes de livros disponíveis nas onze unidades que atendem da pré-escola aos programas de pós-graduação. Com o período de suspensão de aulas presenciais devido a pandemia mundial no novo coronavírus (COVID-19), a tecnologia está encurtando as distâncias e oferecendo oportunidade de acesso ao acervo da instituição.
Com 144.184 títulos de publicações, somados aos 1866 títulos de periódicos, o Unasp soma quase 250 mil volumes físicos (exemplares) de obras, revistas, jornais e trabalhos acadêmicos disponibilizados para uso nos ambientes das bibliotecas e empréstimos para pesquisa. Mas o acervo é ainda maior com a disponibilidade às bases digitais de dados da ABNT, Atla, BDTD, SBU (Sistema de bibliotecas da Unicamp), Biblioteca Digital Mundial, Biblioteca digital da USP, Library Of Congress, Biblio, Circle, DiTed, Portal Domínio Público, Portal Periódicos, Capes, Project Gutenburg, ProQuest, ProQuest Ebook Central, além da Scielo.
Um universo incontável de possibilidades que estão disponíveis online 24 horas por dia aos alunos do Unasp. Neste período de pandemia da Covid-19 esse conteúdo está sendo ainda mais útil. “Já fiz algumas pesquisas no ambiente virtual da biblioteca que oferece várias obras para estudos neste período sem acesso presencial. Na verdade, estou descobrindo o serviço, pois utilizava apenas o acervo físico”, revela a universitária Lessandra de Oliveira, que curso o bacharelado em direito.
Só nestes primeiros dias do mês de março, início das suspensões das aulas presenciais, já foram feitos 9.658 acessos as bases digitais. O acesso ao sistema central das bibliotecas é aberto para alunos, professores, servidores e interessados em bom conteúdo.
Para o gerente da biblioteca do Unasp, em Engenheiro Coelho, Hermenérico Siqueira de Moraes, o suporte online está ampliando as possibilidades de interação dos estudantes com o conhecimento. “Nossa base de dados ProQuest está disponível para todos os nossos alunos. É uma ferramenta importante para que nossas obras sejam acessadas e usadas de forma complementar neste momento de aulas online”, destaca.
Nossa História
Conheça a história da biblioteca do Unasp – Hortolândia
Conheça a história da biblioteca do Unasp – São Paulo
Conheça a história da biblioteca do Unasp – Engenheiro Coelho
Funcionamento com suspensão de aulas
Todas as unidades estão fechadas para atendimento externo neste período de restrições de aglomerações, buscando evitar a disseminação da Covd-19. Os prédios estão recebendo apenas alunos residentes da instituição, considerando ser um número usuário muito menor. Benefício que, mesmo com restrições, tem feito a diferença na hora dos estudos. “É um espaço importante de estudo e de pesquisa durante este período devido a disponibilidade dos livros. A estrutura arejada, com muitas janelas, acaba ajudando na concentração e facilitam cumprir as atividades acadêmicas”, revela Daiane Pinto Vicente, universitária residente.
As bibliotecas são equipadas continuamente, em períodos de pandemias ou não, com pontos de álcool em gel em terminais de consulta e nos corredores. Em todas as unidades as mesas são dispostas para evitarem aglomerações, considerando os distanciamentos necessários para oferecer conforto durante o momento de estudo dos frequentadores do espaço.
Acesse nosso acervo
Conheça o acervo de livros da biblioteca online do Unasp em Engenheiro Coelho
Conheça o acervo de livros da biblioteca online do Unasp em São Paulo
Conheça o acervo de livros da biblioteca online do Unasp em Hortolândia
Multas
Uma preocupação são as multas. Com o fechamento das unidades, muitos alunos não tiveram tempo hábil para devolver livros. “Empréstimos feitos com data de devolução durante o período de suspensão das aulas presenciais, deverão fazer quando as atividades retornarem sem a necessidade de pagamento de multa. Agora, se alguém tem livro emprestado e era com data anterior ao dia 15 de março, ele irá efetuar o pagamento da multa normalmente, até o dia 15. Em ambos os casos, o livro deve permanecer com o aluno até sua devolução e baixa no sistema”, comenta Elieth Albuquerque, gerente da biblioteca do Unasp em São Paulo.