Celebração das formaturas 2020 movimenta o Unasp Engenheiro Coelho
Nos dias 12 a 16 de dezembro acontecem as cerimônias de formatura do Unasp, campus Engenheiro Coelho. Nesse período, centenas de estudantes se graduam na sonhada faculdade após decisões importantes em sua jornada acadêmica. A celebração acontece na igreja do campus e auditório central simultaneamente. Para os estudantes, o momento final de entrega do diploma […]
Texto: Raiane Lívia e Rebeca Queiroz | Revisão: Sarah Dornelis
Nos dias 12 a 16 de dezembro acontecem as cerimônias de formatura do Unasp, campus Engenheiro Coelho. Nesse período, centenas de estudantes se graduam na sonhada faculdade após decisões importantes em sua jornada acadêmica. A celebração acontece na igreja do campus e auditório central simultaneamente.
Para os estudantes, o momento final de entrega do diploma do ensino superior é uma grande conquista. Maria das Dores é formanda em jornalismo e acredita que a formatura representa uma “realização”. Quando saiu da comunidade Quilombola no interior de Minas Gerais em busca de possibilidades para seus estudos, ela superou barreiras e limitações, em virtude de sua origem simples.
“Era um desejo, mas era impossível aos olhos humanos. E eu cresci nessa comunidade até os meus 15 anos. Sempre com o sonho de ser jornalista e professora. Mais adiante quero fazer um mestrado, doutorado e unir os dois sonhos que eu tinha na infância”, conta.
Maria morava na Dinamarca quando conheceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia e procurou um estudo bíblico. Ela entrou em contato com a Novo Tempo e conheceu o Pastor Williams Costa Jr, que a trouxe para ser batizada no Unasp em 2016.
“Eu ganhei uma bolsa de 100% assim que saí do tanque batismal. A partir desse momento em 2017, eu vim para o Unasp. Enfrentei muitas dificuldades por estar longe da família. Dificuldades financeiras, mas principalmente emocionais”, confessa.
No decorrer de sua jornada acadêmica, ela teve a ajuda de muitas amizades que a aconselharam em momentos difíceis. Ela comenta que “acima de tudo, a experiência mais marcante aqui dentro é fazer amigos”.
Os estudantes podem receber alguns convidados neste ano. No entanto, por conta da pandemia da covid-19, os pais da Maria não poderão comparecer a sua formatura, mas torcem pelo seu sucesso. Seu noivo e seus cunhados estarão no campus para prestigiá-la. “Estou muito feliz e muito ansiosa para a formatura. Eu só tenho a agradecer por tudo que o Unasp fez por mim”, declara.
Perseverança e resiliência
Muitos alunos começam a faculdade após decisões difíceis como deixar um emprego. Esse é o caso de Willian Silvestre que está se formando em Teologia, e cursando o terceiro ano de jornalismo. Assim como Maria, veio de Minas Gerais com sua esposa para aceitar o chamado de Deus. Eles deixaram emprego fixo e vida financeira estável para servir na obra missionária. “Viemos com a cara e a coragem, sabíamos que se Deus estava chamando ele iria pagar a conta. Foi um salto de fé”, afirma.
Willian acrescenta que nunca quis ser pastor, mas quando conheceu a importância desse cargo para a sociedade e para a comunidade da igreja, entendeu que tinha um chamado. “Eu não sabia como, não sabia onde, não sabia se ia dar certo eu só sabia que eu tinha que ser pastor e que tinha que servir a Deus na obra missionária”, relata.
A jornada desse missionário consistiu em abnegação e persistência para seguir com duas graduações. Segundo o formando, foi preciso ter muita confiança em Deus. “Muitas vezes voltamos para a faculdade com essa dúvida se conseguiria estudar, mas das maneiras mais incríveis Deus nos abençoou”, relembra.
Após os momentos vividos, William conta que se emocionou ao segurar sua beca, pois representa uma grande vitória. “É muito emocionante saber que é o fim de um ciclo. Saber que eu sou uma pessoa completamente diferente de quem eu era quando cheguei. E agora, a minha família está mais preparada para servir na obra de Deus. Não tem sentimento igual “, comenta.
Primeira turma de Engenharia Agronômica
O Unasp entrega novos profissionais para o mercado de trabalho com excelência. Baseado no princípio da educação adventista, muitos alunos têm desfrutado a oportunidade de experiências além do ensino. Em 2020, a primeira turma de Engenharia Agronômica se forma com 18 novos profissionais capacitados e preparados para novos desafios.
Para o coordenador e professor da graduação, Dr. Walter Carvalho, os objetivos que o curso de Agronomia trouxe para o Unasp foram atingidos e hoje ele pode observar bons frutos. “O curso de Agronomia é um sucesso. Se você conversar com cada um dos alunos que está se formando, percebe que são apaixonados pelo curso”, comemora.
O curso de Agronomia do Unasp se adaptou rapidamente aos desafios da covid-19 para que os alunos pudessem ter um bom aproveitamento. Segundo o coordenador, “muitos alunos ficaram reticentes”. No entanto, os discursos dos professores foram de ânimo. O Unasp celebra a conquista dos seus alunos e busca oferecer um ensino de qualidade com profissionais competentes e comprometidos.