Acontece no UNASP

Clínica de Psicologia é homenageada pela Câmara Municipal

A moção de congratulação e louvor foi devido a admiração quanto aos serviços prestados à população de Engenheiro Coelho.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Ana Clara Silveira

Os professores e estagiários, que atuam na Clínica de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho, foram homenageados pela Câmara Municipal, na segunda-feira (8). A clínica foi condecorada pelos serviços prestados para a comunidade, como atendimentos psicológicos gratuitos e projetos nas Unidades Básicas de Saúde de Engenheiro Coelho. 

A vereadora Flávia Guimarães foi responsável por conceder a homenagem aos profissionais, e afirma que é perceptível o impacto da clínica para com os moradores da região. A homenagem foi concedida “em reconhecimento ao trabalho que a Clínica tem desenvolvido com os munícipes que necessitam de atendimento”, explica a vereadora.

A congratulação também afirma que o curso de Psicologia tem sido fundamentado na missão principal: cuidar dos outros. A coordenadora da clínica, professora e doutora Vera Lellis, entende que a homenagem “é um indicativo de que o Curso de Psicologia do UNASP está cumprindo sua missão de cuidar da saúde mental das pessoas que vivem ao redor”.

Onde a necessidade encontra auxílio

Tendo sido inaugurada em agosto de 2021, a clínica presta serviços para a comunidade e auxilia os alunos de psicologia, na construção de uma formação mais completa e prática. A professora Vera explica que “o objetivo é possibilitar ao universitário uma eficaz formação teórica de natureza acadêmico-científica e excelente experiência prática, de modo a contribuir para o seu êxito profissional e uma adequada inserção social do estudante”.

A clínica-escola oferece diferentes tipos de atendimentos, sendo eles: atendimentos individuais para crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendimentos grupais para crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendimentos a casais e famílias, atendimentos que requeiram avaliação psicológica, orientação vocacional, psicodiagnóstico e ludoterapia.

Atualmente, o espaço realiza aproximadamente 90 atendimentos individuais por semana, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A idade dos pacientes tem variado de 5 a 94 anos.Os atendimentos são realizados em  “ambientes confortáveis, especializados e privativos, sob supervisão docente”, ressalta Vera.

O ambiente tão completo e único, tem como missão ser “um centro de estudo prático, onde a necessidade encontra auxílio”. Dessa forma, alunos e comunidade usufruem do espaço, através de acompanhamentos psicológicos, e da possibilidade da atividade prática. 

A professora Vera ainda acrescenta que, além de  auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas capacidades éticas e morais,  “o acadêmico de Psicologia poderá participar das atividades desenvolvidas na Clínica-Escola do Curso, de modo a exercer, ao longo do processo educativo, sob supervisão de psicólogos, mestres e doutores de reconhecida atuação prática, funções inerentes à profissão”. 

Representantes do UNASP receberam a condecoração. Foto: Prefeitura de Engenheiro Coelho.

Veja mais