Acontece no UNASP

Colégio UNASP celebra natal com cantata especial

A apresentação reuniu música, emoções e histórias que celebram o nascimento de Jesus.

Texto: Ana Júlia Alem

Encantando o público com o tema “Histórias de Natal”, a tradicional cantata de natal do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, marcou o encerramento do calendário de eventos do Ensino Fundamental I. O espetáculo aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, na Igreja do UNASP campus Hortolândia com quatro sessões repletas de magia e espírito natalino.

Histórias de Natal

A cantata de natal deste ano trouxe ao público uma emocionante releitura das histórias que envolvem o nascimento de Jesus. Inspirado em um musical americano, o evento manteve as músicas originais, mas apresentou um roteiro totalmente reescrito para se adequar melhor à proposta do Colégio UNASP. A nova narrativa, intitulada “Histórias de Natal”, foi criada pela própria equipe e explorou diferentes perspectivas sobre o nascimento de Cristo, desde Maria e José até os magos e o anúncio de João Batista.

Além do coral infantil, que incluiu alunos do Ensino Fundamental I, a cantata contou com momentos de destaque, como a apresentação de um trio masculino formado por Felipe Arco, Otávio Alamino e Guilherme Leite. O grupo trouxe uma música clássica de natal com arranjo exclusivo, criada por Felipe Arco.

Segundo a professora de musicalização infantil Talita Bianchini, a preparação dos alunos foi cuidadosa e envolveu um processo seletivo para o elenco da encenação. Com foco em destacar os talentos do quinto ano, que estão se despedindo do colégio, foram realizados testes para selecionar crianças que não apenas cantassem, mas também interpretassem. “O resultado foi um espetáculo que emocionou o público ao unir música, encenação e o espírito natalino”, relembra.

Para os alunos, participar da cantata é uma experiência enriquecedora. A professora de musicalização infantil Maressa Manfre, informa que, no campo musical, eles aprimoram habilidades como canto, ritmo e expressão, enquanto desenvolvem a disciplina e a capacidade de trabalhar em equipe. Pessoalmente, os ensaios e apresentações exibem “coragem, confiança e superação, fortalecendo a autoestima e criando memórias que os acompanharão por toda a vida”.

Talento, dedicação e união

A cantata de natal foi descrita como um momento encantador e cheio de emoção, capaz de envolver o público com músicas que narram o nascimento de Jesus e transmitem mensagens de amor, esperança e salvação. Para Patrícia Moraes, mãe do aluno Heitor Moraes Costa, do quarto ano, o evento é sempre marcante e cheio do talento e da dedicação das crianças na música e na encenação, que emocionaram os espectadores.

Heitor, que participou pela quarta vez da cantata, viveu mais uma experiência especial no palco. Patrícia fez questão de prestigiar a apresentação do filho, atendendo ao pedido dele por sua presença. “Ele se sente importante e feliz, e eu, como mãe, me sinto alegre e orgulhosa ao vê-lo se apresentar”, relata.

O momento mais emocionante, segundo a professora Talita, é ver a dedicação e o entusiasmo dos alunos nos ensaios e na apresentação. “O brilho nos olhos deles e o orgulho dos pais na plateia, tudo isso combinado com uma mensagem tão poderosa, é indescritível”, afirma. Esse sentimento de realização e conexão transforma a cantata no ponto alto do ano para todos os envolvidos.

Para a escola, o impacto da cantata vai além do palco. Ela representa o esforço e o talento dos alunos, valorizando suas conquistas e criando memórias que ficam para a vida toda. “É muito gratificante ver o talento e o esforço dos nossos alunos sendo valorizados, enquanto promovemos momentos que fortalecem os vínculos entre todos que fazem parte dessa comunidade”, destaca a diretora escolar Eleci Leme.

Veja mais