Colégio UNASP conquista medalha nos Jogos Escolares do estado de São Paulo
Alunos conquistam medalha de bronze nas competições de tênis de mesa.
Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima
Os alunos do sétimo e oitavo ano do Colégio UNASP campus Engenheiro Coelho participaram da etapa estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e conquistaram a medalha de bronze no tênis de mesa. O evento esportivo aconteceu na sede da Secretaria de Esportes de Águas de Lindóia entre os dias 24 e 29 de setembro.
Essa é uma conquista histórica para a cidade de Engenheiro Coelho com a primeira medalha no JEESP. Hoje, o Colégio UNASP é a terceira melhor escola no tênis de mesa do estado de São Paulo.
A aluna Marcela Cavalcanti conta que gostou muito de participar do campeonato. Ela diz que além de conhecer pessoas diferentes, teve a oportunidade de entrar em contato com outros esportes que também despertaram sua curiosidade. “Além de construir memórias, eu vivi experiências que ninguém nunca poderá tirar de mim”, declara.
Para a aluna Bruna Sato, a experiência foi impactante. “Nós aprendemos que devemos erguer a cabeça e ir mais forte no próximo jogo. Nunca vou esquecer esse momento”, relata a atleta.
O sentimento do instrutor do time, professor Walter Quiaper, é de puro orgulho. Ele afirma ter visto os alunos dando o seu melhor desde os treinamentos. “Estou muito feliz por tudo o que eles conquistaram esse ano. O time ainda tem um campeonato até o final de 2022 na liga paulista e a expectativa é grande”, comenta.
Para o instrutor, o esporte ensina muito para as crianças. Segundo ele, é ali que elas aprendem a lidar com derrotas e frustrações, mas também é quando aprendem a lidar com o orgulho e a vaidade de quando ganham. O esporte ensina a lidar com a sensação de ganhar um jogo com humildade. Além disso, Walter ainda sustenta que em eventos como esse, o aluno aprende a se relacionar com pessoas diferentes, de lugares distintos e com pensamentos diversos.
O professor ressalta que o Colégio UNASP, como educação adventista, também desenvolveu nesse período a parte espiritual dos alunos através de cultos diários. “Ensinamos que eles devem ser testemunhas de Cristo aonde quer que forem como atletas, sem perder a essência de quem eles são. Trabalhamos o desenvolvimento integral dos alunos durante os cinco dias de jogos. Mais do que ganhar ou perder, tudo isso foi uma oportunidade de testemunhar”, finaliza.