Colégio UNASP homenageia alunos por mérito acadêmico
Esforço e dedicação dos estudantes são valorizados em evento que estimula a busca por novas conquistas.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, celebrou o Mérito Acadêmico dos alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio em uma cerimônia de reconhecimento. A premiação, realizada no Auditório Arlete Afonso, destacou o esforço e a dedicação dos estudantes em todas as fases do ensino, incentivando a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral. O critério adotado para a premiação é a média anual das notas de cada aluno e as classificações são divididas em quatro categorias:
- Bronze: média entre 8 e 8,4
- Prata: média entre 8,5 e 8,9
- Ouro: média entre 9 e 9,4
- Diamante: média entre 9,5 e 10
Ensino Fundamental I
O programa foi realizado em 03 e 04 de novembro para os alunos do Ensino Fundamental I. Segundo a orientadora Ana Paula Trevisan, o Mérito Acadêmico motiva os alunos, desde a infância, a buscarem a excelência nos estudos acadêmicos. “Também incentivamos o hábito de estudo através de outras iniciativas, como o projeto Rotina de Estudos, que promove um melhor aproveitamento dos conteúdos”, acrescenta.
Alessandra Baldin é mãe de Leonardo Baldin, aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental I, que conquistou a medalha de ouro do Mérito Acadêmico. Para ela, o sentimento foi de orgulho ao ver seu filho sendo reconhecido por seu esforço e dedicação. “Ver a felicidade dele me deixou emocionada”, relembra.
Ensino Fundamental II e Médio
Para o Ensino Fundamental II – alunos do sexto ao nono ano – o Mérito Acadêmico foi promovido em 03 de novembro. A orientadora do sexto e sétimo ano, Mikaela Gomes, conta que o programa foi idealizado para reconhecer e celebrar o esforço e a dedicação dos estudantes que atingiram um determinado nível de desempenho. “Cada aluno tem uma meta a alcançar e oferecemos um reconhecimento gradual ao longo dos bimestres”, acrescenta.
Para Mikaela, o reconhecimento dado aos alunos nessa ocasião tem um impacto positivo na autoestima dos alunos. “Eles se sentem valorizados e percebem que todo o esforço realizado durante o ano foi recompensado”, explica. O Mérito Acadêmico cria um ciclo de motivação em que o aluno é encorajado a se comprometer ainda mais com os estudos e buscar novas conquistas.
Gabrielle Ferelli, formanda do Ensino Médio, conta que a conquista da medalha de diamante no Mérito Acadêmico foi o fechamento de um ciclo. Em um ano marcado pelo desafio de conciliar os estudos para o vestibular com as atividades escolares, ela manteve uma média alta em todos os bimestres e, apesar das dificuldades, alcançou seu objetivo. “Em muitos momentos não imaginei que conseguiria, mas deu tudo certo”, comemora.
Além da conquista acadêmica, a medalha tem um valor afetivo para Gabrielle, que guarda as palavras de incentivo de seu avô, sempre a motivando a estudar. Alcançar essa meta é, para ela, uma maneira de honrar esse último desejo, encerrando o ano com a sensação de dever cumprido e um significado ainda mais profundo.
Além do programa de reforço escolar, que oferece acompanhamento adicional para alunos e auxilia na consolidação do aprendizado, o Colégio UNASP, unidade Hortolândia, também promove projetos voltados ao desenvolvimento de hábitos de estudo consistentes. Entre essas iniciativas, destacam-se as Olimpíadas do Conhecimento e o Concurso de Redação, que desafiam e motivam os alunos a aprimorar seu desempenho em diversas áreas.