Colégio UNASP implementa cão de apoio emocional em São Paulo
A filhote Lolla passa a auxiliar as crianças da Educação Infantil e Fundamental 1.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Gabrielle Ramos
O Colégio UNASP unidade São Paulo instituiu o projeto “Cãopanheiro” na volta às aulas das férias de inverno deste ano. A iniciativa foi apresentada em uma capela, que também divulgou uma campanha para votação do nome da cadela no Instagram. Idealizada em maio deste ano pelo Departamento de Educação e a Direção do campus São Paulo, tem como objetivo promover o bem-estar emocional e a inclusão de estudantes da educação básica por meio da convivência com um cão de apoio emocional.

A diretora do colégio, Ana Paula Araújo, percebe a relevância do projeto por conta das demandas emocionais cada vez mais evidentes das crianças e que acabam afetando a convivência e o aprendizado, como ansiedade, depressão, dificuldade de socialização, TDAH e TEA. “Pensando em formas mais acolhedoras de ajudar, vimos que a presença de um cão de apoio emocional pode fazer diferença, trazendo mais calma, reduzindo o estresse e melhorando as relações dentro da escola”, esclarece.
Dinâmica de convívio
Com o projeto traçado e os objetivos definidos, surgiu a Lolla, uma filhote da raça Golden Retriever que está passando por uma fase de adaptação, assim como os alunos, que precisam se acostumar com a novidade. A diretora explica que as interações da cadela com as crianças acontecem de forma gradual e supervisionadas, com o máximo de segurança.
“Temos o cuidado de respeitar os alunos que têm medo ou não gostam de cachorro, permitindo que participem apenas se e quando se sentirem à vontade. Além disso, pensamos também no bem-estar da Lolla, garantindo intervalos regulares de descanso para que ela esteja sempre saudável e tranquila”, enfatiza Ana Paula.
Uma novidade contagiante

Priscila Rocha é mãe da aluna Rafaela, estudante do terceiro ano e uma das crianças beneficiadas pela iniciativa. Ela conta que a filha ficou muito empolgada em saber que a Lolla faria parte da sua rotina escolar e ficou na expectativa. “É nítido o dia em que a turma se encontra com a Lolla, pois assim que chega em casa, ela já começa a contar o que aconteceu em sala e fala com muita alegria, deixando sempre a Lolla como a grande surpresa do dia, a parte mais especial”, comenta.
Assim como Rafaela, a diretora do colégio conta que os alunos receberam a iniciativa com muito entusiasmo e curiosidade. Ela diz que “muitos sugeriram nomes, quiseram saber mais sobre os cuidados e até pediram para levá-la para casa. Foi um momento de alegria e acolhimento, que mostrou o quanto eles já se sentem conectados com a nova amiguinha”.