Acontece no UNASP

Colégio UNASP promove a 24ª edição dos Jogos da Amizade

O evento visa desenvolver nos alunos habilidades físicas, sociais e emocionais e fortalecer relacionamentos de amizade.

Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima

O Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho, realizou entre os dias 13 e 20 de outubro a 24ª edição dos Jogos da Amizade entre os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O evento contou com modalidades como atletismo, natação, futsal, vôlei, handebol, basquete e tênis de mesa. 

Torcida fez parte dos jogos apoiando colegas de classe. Foto: Aicom

De acordo com o diretor do colégio, professor Donato da Silva, os jogos têm como objetivo desenvolver nos estudantes as habilidades físicas, intelectuais e cognitivas sempre buscando Jesus como O grande amigo. Ele afirma que neste ano, a escola percebeu nos alunos um envolvimento, engajamento e colaboração admiráveis. A integração, socialização e busca de novas amizades são características do principal objetivo dos jogos da amizade. 

Para o professor Donato, mais do que vencer ou perder, os alunos puderam aprender a lidar com tristezas e frustrações. “Acima de tudo, eles se envolveram com os esportes cuidando da saúde e estreitaram seu relacionamento com Jesus”, declara. Ele ainda demonstra gratidão a todos que se empenharam para que o evento acontecesse. “Deixo aqui nossos agradecimentos aos professores, monitores e organizadores, para que no próximo ano continuemos trabalhando nessa direção e alcançando o maior dos objetivos, que é o Reino”, finaliza o diretor. 

Segundo as alunas Lara Vilas Boas, Gabriela e Rafaela Del Angelo e Eduarda Crispim, do sexto ano, o mais legal dos jogos é ver os amigos jogando. Elas afirmam que quando crescerem e forem para outro lugar, vão lembrar com saudade de ver quem elas gostam jogando nas quadras enquanto o restante da turma vibrava nas arquibancadas. “A gente gosta de fazer bagunça na torcida”, brinca Eduarda.

Aprendendo a viver em sociedade 

Leonan Martins, árbitro do jogo de basquete, comenta que gosta de ver que apesar de que em quadra os alunos são adversários, a amizade sempre prevalece. Ele diz que “aqui eles desenvolvem como viver em sociedade, aprendem a disputar sabendo que uma hora eles podem perder, e em outro momento ganhar”. Para Leonan, isso é o que aflora o senso de competitividade. Ele afirma que isso ensina o aluno a viver no dia dia, tanto no âmbito profissional como no social, em algum momento ele vai perder para ganhar em outra oportunidade.

Jogos envolveram alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foto: Aicom

Walid Reda, pastor no Colégio UNASP, acrescenta que gosta de ver o desenvolvimento dos alunos de acordo com a idade e a maturidade que eles demonstram em quadra. Ele conta que os mais novos sempre tem um receio de jogar contra os mais velhos. “Para mim, é impossível não fazer uma análise quanto a maturidade cristã, porque geralmente nós esperamos da pessoa que tem mais tempo na fé uma maturidade maior”, explica.

Ele compara que o que se espera de alguém que é mais desenvolvido fisicamente, como um aluno do nono ano, é uma confiança maior na hora do jogo. Ele menciona que isso também é o que pensamos sobre quem tem mais tempo na fé. Confiança e maturidade maior. “E claro, o desenvolvimento do caráter está muito atrelado ao esporte. A maneira como você aprende a ganhar, perder, jogar mais tempo ou menos tempo que o outro interfere na formação do caráter. Jogos da amizade é sobre isso também”, conclui o pastor.

Handebol foi um dos esportes praticados nos jogos. Foto: Aicom

Veja mais