Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza Noite de Autógrafos

O evento incentivou a leitura e a escrita das crianças, com apresentações de poemas e canções criadas pelos alunos.

Texto: Isabella Maciel | Edição: Victor Bernardo

Após meses de dedicação, os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho concluíram a produção de seus próprios livros e puderam compartilhar os resultados em uma Noite de Autógrafos. O evento aconteceu segunda e terça-feira, com a presença de amigos e familiares dos alunos.

A programação também contou com apresentações de poemas e canções criadas pelos próprios estudantes que autografaram suas obras, em uma noite marcada pela criatividade.

O evento também contou com apresentações dos alunos. Foto: Isabella Maciel

Incentivo à escrita e leitura desde cedo

O projeto, que acontece ao longo de um bimestre, é uma iniciativa para incentivar o gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes, conforme explica Talita Souza, coordenadora do fundamental II. “O projeto acontece com as turmas do maternal ao quinto ano, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita. Essas duas são as maiores habilidades do projeto. E eles podem usar a imaginação para escrever em diferentes assuntos, diferentes temáticas”, explica Talita.

Ela relata que os alunos mais novos contam com o apoio dos professores para a construção coletiva dos textos, enquanto os mais velhos exploram diferentes gêneros textuais, como contos, poemas e narrativas, para desenvolverem suas próprias histórias.

O diretor do colégio, Junior Sacomano, enfatiza o papel especial que o evento desempenha na formação dos alunos, “a Noite dos Autógrafos é um projeto especial que valoriza a criatividade e a expressão das nossas crianças, permitindo que vivenciem a experiência única de serem autoras de suas próprias histórias. Nesse momento significativo, elas têm a chance de autografar o livro que escreveram, compartilhando com a família um orgulho único e incentivando o gosto pela leitura e pela escrita. É uma celebração em família”, enfatiza Junior.

A Noite de Autógrafos é um dos momentos mais aguardados do ano letivo no Ensino Fundamental. Foto: Isabella Maciel

Emoção para alunos e familiares

Para os familiares, o evento foi uma oportunidade única de acompanhar de perto o desenvolvimento e a criatividade das crianças. 

Thayla Petry, mãe da aluna Maria Clara, do quinto ano, expressou seu orgulho em ver o empenho da filha. “É muito gratificante ver o desenvolvimento deles e muito gostoso de ver também eles colocarem a criatividade nos livros. Eu acho que é o momento deles poderem escrever o que eles sentem, do jeitinho deles, o que fica muito fofo”, comenta Thayla.

Maria Clara, que escreveu sobre bullying, contou que seu maior desafio foi pensar na história, mas se sentiu realizada com o resultado final. A experiência é ainda mais enriquecedora para os estudantes do quinto ano, que encerram um ciclo e se preparam para ingressar no Fundamental II. O projeto da Noite de Autógrafos não só desenvolve a habilidade de escrita e leitura, mas também reforça a confiança e o vínculo entre a escola, os alunos e suas famílias, promovendo uma experiência de aprendizado.

Veja mais