Colégios UNASP registram o maior número de alunos da história
As três unidades da instituição são reconhecidas pela qualidade do ensino e confessionalidade.
Texto: Bruno Sousa | Edição: Ana Clara Silveira
Os Colégios do UNASP da Rede Educacional Adventista de Ensino bateram recorde em números de alunos matriculados nas três unidades da instituição. Atualmente, mais de 7 mil alunos fazem parte dos colégios localizados em São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho.
O vice-reitor da Educação Básica Henrique Romaneli comenta sua gratidão em fazer parte desse recorde. “Isso faz com que olhemos para frente e continuemos investindo, porque, depois de uma pandemia, isso demonstra que as unidades continuam tendo a sua relevância e a sua importância, não só no mercado educacional, mas também institucional”, comemora.
Características das unidades
O propósito da Educação Adventista é semelhante em qualidade de ensino e confessionalidade. Além disso, cada unidade também oferece características específicas que complementam as oportunidades oferecidas aos alunos dos colégios.
A unidade de São Paulo conta com mais de 3 mil alunos na Educação Básica. Sendo que mais de mil são estudantes do ensino médio. Vale lembrar que boa parte desses alunos está matriculada nos cursos técnicos de Informática e Enfermagem.
Quanto às matrículas no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, a unidade de Hortolândia se destaca como a maior escola de Educação Adventista Básica do mundo, totalizando 3.377 alunos no ano vigente. Além das aulas tradicionais, os estudantes também têm acesso a inovação e ensino diferenciado com propostas de tecnologia.
Já a unidade Engenheiro Coelho contém o maior número da história de alunos da região, com mais de 1.274 alunos. Somado aos programas bilíngue e high school, o Colégio ultrapassa o número de estudantes matriculados no ano passado. A novidade para o ano de 2023 é o curso técnico em Tecnologia da Informação oferecido para alunos do Ensino Médio.
Qualidade do Ensino
O foco das unidades não é somente ensinar o básico, mas ir além. Para o novo ano, Henrique Romaneli comenta o objetivo de ter inovação nas unidades com cursos técnicos, por exemplo. “Alinhar os projetos pedagógicos entre os três colégios, mostrando que a Educação Básica não tem apenas estrutura física como laboratórios de saúde e na área tecnológica, mas também oferece uma forte influência na qualidade educacional e na sustentabilidade financeira”, explica.
Outros projetos de extensão como programa bilíngue e high school também são oferecidos para que aluno saia com uma bagagem de aprendizados, tendo assim um universo de oportunidades. Já o Programa Bilíngue tem como principal objetivo desenvolver habilidades linguísticas como: falar, ouvir, ler e escrever em inglês. Enquanto o Programa High School, proporciona ao estudante se formar na unidade com um título americano de ensino médio, além do tradicional. O estudante pode optar ainda por continuar os seus estudos no exterior durante um semestre inteiro ou nas férias.
A aluna Ana Letícia faz parte do High School do Colégio UNASP e comenta que isso contribui “em diversos aspectos para o desenvolvimento pessoal”. Ela acrescenta que se sente mais preparada para o mercado no futuro. “Em sala, desenvolvemos muita autoconfiança, o que envolve muitos trabalhos em grupos, apresentações e dinâmicas e o inglês que faz toda diferença no aprendizado, já que o contato com a língua é mais direto”, explica.
Atribuições da confessionalidade
O Colégio UNASP se preocupa com o crescimento físico, mental e espiritual. Por ser uma instituição cristã, tem como base a Bíblia. Dessa forma, segue os seus princípios e os valores da instituição estão pautados na educação confessional e também de uma família que respeita e ama ao próximo.
Quando se junta todos esses segmentos, a Educação Adventista Brasil tem o propósito de servir o mundo afora. Por ser uma educação de referência, Henrique Romaneli explica o principal propósito: “Incentivarmos e educarmos os nossos jovens para que possam servir a igreja no Brasil, no mundo, como missionários, pastores, grandes líderes e também servirem a missão e a nossa nação”.